header top bar

section content

Professor Gildemar Pontes destaca aprovação em exame e avanços do Karatê

Gildemar Pontes é professor de Literatura da UFCG, mestre em Letras pela UERN e professor de Karatê do Torayama Karatê Clube.

Por

28/01/2012 às 19h53

Neste início de 2012, em Aracaju, Sergipe, o professor Carlos Gildemar Pontes se submeteu a exame de Grau, chamado de DAN no Karatê e foi aprovado com louvor. Foram 15 examinados pela Federação de Karatê Interestilos do Brasil – CKIB. O exame foi realizado em três etapas.

Na primeira etapa, é testado o conhecimento técnico do atleta, através do domínio de algumas técnicas, conhecidas como Kihon; na segunda, a execução do Kata, espécie de luta imaginária coreografada sem a presença do oponente; a terceira consistiu em defesa pessoal, onde o avaliado demonstrava a capacidade de desvencilhar-se de um adversário aplicando técnicas do Kata; por fim, sem o objetivo de reprovar, mas com a função de comprovar a força e vigor do atleta, quebrava-se dois pedaços de madeira de 2,5 cm de espessura cada.

Adepto do Karatê Marcial, o professor Gildemar pontes treina um grupo que teve grande destaque no último campeonato brasileiro da CKIB, realizado em Jaboatão dos Guararapes-PE, trazendo para Cajazeiras uma campeã, sua filha Catarina e um vice, ele próprio.

Gildemar Pontes é professor de Literatura da UFCG, mestre em Letras pela UERN e professor de Karatê do Torayama Karatê Clube.

DIÁRIO DO SERTÃO com informações do Gazeta do Alto Piranhas
 

Tags:
Recomendado pelo Google: