Como utilizar análises táticas para prever partidas de futebol: o exemplo do Botafogo
A chegada do treinador Artur Jorge gerou a mesma repercussão — ou até mesmo maior — que a contratação de Abel Ferreira, no Palmeiras.
O Botafogo passou 31 rodadas do campeonato brasileiro de 2023 na liderança e, em 2024, já tem um novo nome no comando. A chegada do treinador Artur Jorge gerou a mesma repercussão — ou até mesmo maior — que a contratação de Abel Ferreira, no Palmeiras.
Para além desse paradoxo entre as duas equipes, estão dois times que prometem bons resultados esse ano. Dessa maneira, entre os apostadores que buscam odds aumentadas, times que podem surpreender, casas com depósito mínimo 5 reais ou outros métodos, há algo que sempre está presente. E isso é a influência das boas táticas em partidas de futebol bem jogadas.
A relação entre as táticas e os resultados em futebol
Há alguns temas centrais no meio futebolístico brasileiro quando o assunto são as táticas. Existem defensores de estilos como:
● A posse de bola como centro de tudo, a exemplo de um dos maiores nomes dessa escola, Guardiola.
● Aqueles que não se preocupam muito com a posse, mas aproveitam bem outras estratégias, como as bolas paradas.
● Os que defendem a ausência do rigor tático europeu, enfatizando um futebol brasileiro mais criativo e livre.
● Aqueles mais pragmáticos, focados em análises técnicas.
● E claro, a boa e velha retranca. Essa é, querendo ou não, uma tática que pode ser efetiva.
Em meio a tantas estratégias e possibilidades para levar a bola até o fundo do gol, cada uma delas visa gerar resultados a partir de um conjunto de indicadores.
O mais óbvio, por exemplo, é que times mais ofensivos tendem a ter mais chutes, escanteios e marcar mais gols. Aqui já está um ponto importante para quem deseja prever os resultados em futebol.
Mas, ainda é possível aprofundar melhor nesse tópico. Um exemplo perfeito para isso é o próprio Botafogo.
O esquema tático e estratégia de Artur Jorge no Botafogo
Em primeiro lugar, é difícil definir um só esquema tático para o Botafogo 2024. Um dos principais princípios do treinador é a flutuação e flexibilidade dos jogadores em campo. Entretanto, é possível identificar dois momentos importantes durante as partidas:
1. Um 3-1-5-1: com 3 zagueiros, um volante e bastante amplitude liderada pelos laterais/alas, o Botafogo povoa o meio para que as próprias laterais fiquem livres. Aqui, podemos esperar lances perigosos pelas laterais e muitos cruzamentos.
2. Um 4-2-4: nessa etapa, os laterais ou pontas jogam de fora para dentro ou mantêm a amplitude em campo, favorecendo a troca de passes curtos e rápidos.
Os dois atacantes, Luiz Henrique e Júnior Santos, também tem papel fundamental. Longe de serem apenas atacantes de referência, eles geram bastante movimentação, atacam os espaços e finalizam bastante.
Além disso, a inversões de jogo também favorecem os ataques pelas laterais e aqui já atraem muitos tipos de apostadores esportivos.
Como aproveitar melhor o estilo do Botafogo em palpites esportivos
Finalmente, quais indicadores o estilo de jogo botafoguense promete favorecer em 2024? Há alguns pontos principais, embora muitas coisas possam ser alteradas durante a temporada:
● Um jogo ofensivo — mesmo contra equipes fortes defensivamente, espera-se que a equipe consiga balançar as redes na maioria das partidas.
● Tudo leva a crer em um alto número de escanteios — com um jogo fortemente baseado em laterais, cruzamentos e bolas paradas e a velocidade dos atacantes, a tendência é que o Botafogo finalize ou chegue ao último terço com frequência. Um bom número de escanteios é provável.
● Vitórias — a longo prazo, considerar as vitórias do Botafogo em alguns palpites pode ser um direcionamento interessante.
● Número de cartões — times que priorizam a posse de bola podem acabar cometendo faltas para recuperar logo o controle da partida. Caso eles sejam eficazes como o Botafogo vem sendo, podem também fazer com que os adversários levem muitos cartões. Aqui está uma oportunidade importante para os apostadores.
Como apostar melhor em equipes brasileiras?
Para além de uma boa análise tática, há outros elementos fundamentais para bons resultados em apostas. O primeiro deles é uma boa gestão de banca, incluindo ações racionais. Além disso, não vale esperar resultados rápidos. O mais provável, para a maioria das pessoas, é inclusive perder dinheiro. É fundamental estar atento a isso.
Leia mais notícias no www.diarioesportivo.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário