O dentista Thiago Quental tira dúvidas sobre os principais problemas bucais
O dentista Thiago Quental em entrevista ao Portal “Diário do Sertão” esclareceu as principais dúvidas com relação aos problemas bucais, a exemplo do mau hálito, gengivite, cáries e má oclusão dental. Thiago também enfatiza acerca da importância do uso do aparelho ortodôntico para correção de problemas ocasionados pelo mau posicionamento dos dentes. DIÁRIO DO SERTÃO: […]
O dentista Thiago Quental em entrevista ao Portal “Diário do Sertão” esclareceu as principais dúvidas com relação aos problemas bucais, a exemplo do mau hálito, gengivite, cáries e má oclusão dental.
Thiago também enfatiza acerca da importância do uso do aparelho ortodôntico para correção de problemas ocasionados pelo mau posicionamento dos dentes.
DIÁRIO DO SERTÃO: Quais são as causas do mau hálito?
Dentista Thiago Quental: A halitose pode ser ocasionada por vários fatores, desde problemas sistêmicos (problema de estômago) e ou locais (deficiência na escovação dos dentes, gengiva, língua e o não uso do fio dental). Com isso, temos a formação da placa bacteriana que é formada por bactérias que decompõem os restos alimentares, provocando o mau hálito.
DIÁRIO DO SERTÃO: Como a pessoa pode saber se tem mau hálito?
Dentista Thiago Quental: A própria pessoa começa a perceber um gosto estranho na boca.
DIÁRIO DO SERTÃO: Como evitar o mau hálito? Existe tratamento?
Dentista Thiago Quental: Como citei anteriormente depende do fator: sistêmico ou local. O fator local está ligado a uma boa higienização da cavidade bucal (escovação de dentes, língua, mucosas e o uso de fio dental), associado a uma visita periódica ao dentista (no mínimo duas vezes ao ano).
DIÁRIO DO SERTÃO: Quantas vezes por dia devemos escovar os dentes?
Dentista Thiago Quental: Não existe um número determinado, pois o correto é escovar os dentes e usar o fio dental após as refeições. Com isso, fica subentendido que devemos escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia.
DIÁRIO DO SERTÃO: Como as cáries devem ser tratadas? E qual é a maneira preveni-las?
Dentista Thiago Quental: A cárie é uma doença multifatorial e para ser instalada depende de três fatores: dieta, substrato e tempo. Essa tríade é determinada pela má higienização da cavidade bucal. Depois que está instalada, a forma correta do tratamento é a remoção do tecido cariado e substituição do mesmo por um material restaurador. A prevenção da cárie só depende de uma boa higienização da cavidade bucal e visitas periódicas ao dentista.
DIÁRIO DO SERTÃO: Com qual idade os dentes começam a ser permanentes? E qual a melhor maneira para mantê-los sempre saudáveis?
Dentista Thiago Quental: Temos duas dentições: decídua e permanente. A partir dos 06 anos começa a erupcionar os primeiros dentes permanentes. A melhor maneira de mantê-los saudáveis é uma boa higienização da cavidade bucal e uma dieta equilibrada com consumo de frutas, verduras e alimentos ricos em cálcio, além do controle do açúcar na dieta.
DIÁRIO DO SERTÃO: O que é gengivite?
Dentista Thiago Quental: Gengivite é a inflamação da gengiva provocada por má higienização da cavidade bucal e, consequentemente formação de placa bacteriana (restos alimentares + bactérias) e a reação do organismo é a inflamação com o sangramento da gengiva.
DIÁRIO DO SERTÃO: De quanto em quanto tempo deve-se trocar a escova de dentes?
Dentista Thiago Quental: O correto é trocar a escova de dentes a cada três meses, para evitar acúmulo de restos alimentares e consequentemente de bactérias.
DIÁRIO DO SERTÃO: Qual a melhor maneira para escovar os dentes?
Dentista Thiago Quental: A forma correta de escovação: é a face vestibular (parte da frente de todos os dentes) realizando movimentos circulares, a face oclusal (parte que mastigamos os alimentos) realizamos movimentos de vai-e-vem e a face palatina e lingual (parte de trás dos dentes) com movimento como se estivesse varrendo da gengiva para o dente.
DIÁRIO DO SERTÃO: Quais são as causas para dentes tortos ou mal posicionados?
Dentista Thiago Quental: A má oclusão é um problema multifatorial: genético e ou parafuncionais (uso de chupetas e mamadeiras indevidos, hábitos de chupar o dedo e interposição lingual).
DIÁRIO DO SERTÃO: Qual a função do aparelho ortodôntico?
Dentista Thiago Quental: Restabelecimento de uma oclusão balanceada.
DIÁRIO DO SERTÃO: Porque o aparelho causa dor no início do tratamento?
Dentista Thiago Quental: O desconforto é provocado pela aplicação de forças para a movimentação dos dentes.
DIÁRIO DO SERTÃO: O aparelho pode ser usado em qualquer idade?
Dentista Thiago Quental: O fator idade isoladamente não define o tratamento ortodôntico, e sim, a necessidade e o problema de cada paciente.
DIÁRIO DO SERTÃO: Porque o período de uso do aparelho ortodôntico é tão longo?
Dentista Thiago Quental: Não existe tempo determinado para a conclusão do tratamento, pois o profissional leva em consideração a gravidade de cada caso associado à conscientização do paciente, que vai desde os cuidados com o aparelho, até o respeito do tratamento proposto pelo profissional.
DIÁRIO DO SERTÃO: Existe alguma contra-indicação para uso do aparelho?
Dentista Thiago Quental: Sim. Pacientes com grandes ósseas (doença periondontal), problemas sistêmicos (descalcificação óssea) e pacientes que não tem uma boa higienização)
DIÁRIO DO SERTÃO: Quais as vantagens do tratamento ortodôntico?
Dentista Thiago Quental: Recuperação da oclusão balanceada (harmônica), restabelecendo o equilíbrio funcional e a satisfação estética do paciente).
DIÁRIO DO SERTÃO: Quais os tipos de aparelhos ortodônticos?
Dentista Thiago Quental: Os tipos de aparelhos ortodônticos são intrabucal e extrabucal.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário