header top bar

section content

O Padre Janilson Rolim revela o verdadeiro sentido do Natal em nossas vidas

O Padre Janilson Rolim que é o administrador da Paróquia de São João Bosco, em Cajazeiras, prestou entrevista ao Portal “Diário do Sertão”, onde falou sobre o verdadeiro sentido do natal, que não é somente de mesa farta, roupas novas ou enfeites, mas de crença, temor e amor a Deus. O sacerdote que também é […]

Por

24/12/2010 às 12h50

O Padre Janilson Rolim que é o administrador da Paróquia de São João Bosco, em Cajazeiras, prestou entrevista ao Portal “Diário do Sertão”, onde falou sobre o verdadeiro sentido do natal, que não é somente de mesa farta, roupas novas ou enfeites, mas de crença, temor e amor a Deus.

O sacerdote que também é coordenador do curso de Filosofia da FAFIC (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras), disse que o período de natal é tempo de reflexão e é necessário vermos essa simbologia bonita de coração.

DIÁRIO DO SERTÃO: Padre Janilson, qual o verdadeiro sentido do Natal?

Padre Janilson: O Natal é a oportunidade que Deus nos dá para renovar a nossa vida, quando ele nos enviou por amor a nós, o seu filho ao mundo. O Natal não é somente a família reunida, a mesa farta ou as roupas novas, mas o verdadeiro sentido é o amor, a paixão, o carinho, a misericórdia e a graça, e Deus vem ao nosso encontro para que todos nós o aceitemos de coração. Se tivermos o verdadeiro sentido do Natal, que é a oportunidade que Deus nos dá para uma vida melhor, todos os enfeites, a ceia farta e as roupas novas, valerão a pena. Mas não adianta nada termos tudo isso, sem aceitar Jesus e seguir os seus ensinamentos. Então, se você tem alguma desavença com alguém, perdoe esta pessoa, pois só assim você estará praticando o verdadeiro sentido natalino.

DIÁRIO DO SERTÃO: É verdade que Jesus Cristo nasceu no dia 25 de dezembro?

Padre Janilson: O Natal não é somente o dia 25 de dezembro, é importante sabermos que esta é uma data simbólica, pois os pagãos românicos cultuavam o sol no dia 25 de dezembro e no cântico de Zacarias diz que “O sol oriente nos veio visitar”, significa que este sol oriente é Jesus e ele nos diz: “Eu sou a luz verdadeira, eu sou a luz do mundo”, então nada melhor do que transformar uma festa pagã em uma festa cristã. Então historicamente falando, não sabemos a data precisa do nascimento de Jesus, até mesmo no Evangelho de Jesus não há uma data específica. Mas independente de 25 ou de 24, ou de dezembro ou qualquer outro mês do ano, sempre é Natal, porque Deus está nos dando uma oportunidade de renovação em nossas vidas.

DIÁRIO DO SERTÃO: Padre, qual a nossa competência diante de Jesus Cristo?

Padre Janilson: Muitas vezes as pessoas devotas de Jesus Cristo, às vezes ficam colocando no Natal uma responsabilidade que não é Dele, pois às vezes ficamos rezando para pedir que Ele dê alimento às pessoas mais carentes, mas quando Jesus multiplicou o pão e o peixe, e todo mundo queria aclamá-lo como Rei, Ele disse “Dai-lhes vós mesmos de comer”, pois minha função não é essa. Na verdade Jesus é Deus, e de Deus provém os milagres. Então, se fosse competência de Jesus dá pão a quem tem fome, pelo seu grande amor, mesmo na nossa fraqueza do nosso pecado, nós não teríamos fome no mundo, mas como nós não cumprimos a nossa tarefa, acontecem todas essas realidades que vemos todos os dias. Além disso, a Evangelização não é competência de Jesus, e sim nossa, pois é pela Evangelização dos nossos irmãos que alcançaremos o que realmente Deus deseja para nós.

DIÁRIO DO SERTÃO: Qual a mensagem que o senhor deixa para as pessoas que não são cristãs e não crêem em Jesus?

Padre Janilson: Os dias de Natal e Réveillon devem ser felizes de confraternização universal na alegria do nascimento de Jesus Cristo, seja para nós cristãos, que acreditamos em Jesus, seja para aqueles que rejeitam ou não aceitam a sua palavra, mas o imperativo ético é para todos, pois se cremos em Jesus, vamos ser mais tementes à Deus e obedientes ao Evangelho. Se não cremos em Deus devemos lutar pelo menos pela defesa da vida, e fazer o bem não somente nestes dias de Natal, mas durante todo o ano.

DIÁRIO DO SERTÃO: O que devemos praticar nesse período natalino?

Padre Janilson: O coração é o símbolo do amor e fica sujo pela falta de perdão e caridade, e quando nós entendemos que a raiva só faz mal à quem sente, agente não precisava ter raiva de ninguém, pois quando ficamos com raiva de alguém, ficamos sem dormir, sem comer e preocupados. Quando no nosso coração não há o perdão, ficamos com depressão, e angustiados, sem vontade de ver ninguém. Como somos bobos de nutrir sentimentos ruins, que só faz mal à nós mesmos. O período de natal é tempo de reflexão e devemos ver essa simbologia bonita do coração, pois nós vemos no Evangelho que Jesus é manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso, ou seja, dai-nos também um coração manso e humilde, então é uma simbologia feliz, usamos árvores de natal, papai Noel, pisca-pisca, coroa do advento, usamos tantos símbolos, mas muitas vezes não usamos o coração, que é o que importa de verdade.

DIÁRIO DO SERTÃO: Antes da ceia, qual a melhor oração?

Padre Janilson: Existem muitas formas de orar no Natal, mas na minha opinião, o Salmo 08 é belíssimo, no qual todos podem tirar uma cópia, e de repente todos ao redor da ceia pode unir-se para orar. Lembrando que este pode ser cantado.

DIÁRIO DO SERTÃO: Padre, todos nós do Diário do Sertão desejamos ao senhor um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo!

Padre Janilson: Quero também desejar a todos do Diário do Sertão e aos internautas, um Natal bem feliz e abençoado, um ano novo repleto de realizações, de muita fé e temor a Deus. Feliz o homem que teme a Deus, pois se somos tementes a Deus, nós seremos mais obedientes à sua palavra e teremos mais felicidade na vida, e assim alcançaremos a salvação. Jesus veio para salvar o povo de seus pecados, e é salvando o povo de seus pecados que temos a perspectiva da vida eterna, pois também temos que crer em Deus. Natal é tempo de paz, prudência, reflexão, independente de religião, para favorecer a fé daqueles que temem.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: