header top bar

section content

Cajazeirense fundador de rádios comunitárias na Paraíba conta história de perseguição e não descarta a possibilidade de ser político

O empresário contou como deu início a trajetória no rádio, sem dinheiro e com muitas perseguições. Confira aqui!

Por

17/07/2013 às 19h12

O proprietário da Rádio Comunitária Cidade FM e empresário de eventos, José Leite Sobrinho concedeu entrevista nesta quarta-feira (17) ao programa Interview da TV Diário do Sertão. Na ocasião, falou sobre a sua trajetória de vida e da fundação da primeira Rádio Comunitária da Paraíba, a Cidade FM.

Trajetória
José Leite sobrinho é natural de São José de Piranhas. Com 14 anos de idade, se tornou ritmista e tocava em uma banda com seu pai, em seguida, formou um grupo com seus irmãos. Nessa época, contou que chegou a fazer um show com o Rei do Baião, Luís Gonzaga.

Zé Leite seguiu outras áreas, foi vendedor de livros, depois se tornou funcionário público do Estado.

O empresário contou que aos 18 anos de idade procurou emprego em uma rádio da cidade de Cajazeiras e foi dispensado. “Disseram que eu não tinha vocação para o rádio”, disse. Zé Leite não imaginava que mais tarde se tornaria fundador da primeira rádio comunitária na Paraíba.

No início, Zé Leite contou que ele e um amigo, sem dinheiro, pediram ajuda ao atual deputado estadual José Aldemir (PEN) que já era político na época e lhes ajudou com o transmissor. “Abrimos a rádio com a cara e a coragem, não tinha documento, esperava a Federal chegar a qualquer momento”, disse.

A Anatel e a Polícia Federal acabaram chegando à rádio e sendo lacrados, mas os equipamentos não foram apreendidos. Para resolver os problemas judiciais, Zé Leite contou com a ajuda do advogado Adjamilton Pereira.

Após muitos anos de luta, Zé Leite conseguiu trabalhar livremente com a rádio Comunitária Cidade FM. A rádio Cidade foi escola para grandes radialistas de Cajazeiras, por lá passaram: Nilvan Ferreira, Heron Cid, Petson Santos, Kaliel Conrado, Gilberto Lira, Jota França, Eutim Rodrigues, entre outros. “Eu abri as portas pra muita gente”, disse.

Zé Leite na rádio Cidade abriu espaço para divulgação de bandas de forró e os proprietários de bandas começaram a lhe dar prioridade, por essa razão entrou no ramo de produção musical.

Política
José Leite contou que se candidatou a vereador, mas não obteve êxito. Depois desse episódio, passou a dar apoio ao vereador Marcos Barros e outros políticos, deixando de lado as candidaturas. Entretanto, José Leite não descartou a ideia de ser político. “Se a população da Zona Norte me pedir, eu vou, pois vivo no meio da política, só que nos bastidores”, disse.

Veja entrevista completa!

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: