header top bar

section content

Atenção: Presidente da Aesa visita obras da transposição na região de CZ e alerta para estado do Boqueirão. ¨É preciso cuidado¨

O presidente da Aesa, participa de um evento em Cajazeiras para conscientizar sobre desperdício de água.

Por

24/07/2013 às 19h04

O presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Vicente Machado concedeu entrevista nesta quarta-feira (24) na TV Diário do Sertão. Na oportunidade, o engenheiro falou sobre o trabalho feito através de hidrômetros no intuito de coibir o mau uso da água, principalmente, em uma região seca como a nossa. “Não se pode varrer uma calçada com uma mangueira, isso é errado”, disse.

O presidente da Aesa acredita que as mudanças com relação à conscientização das pessoas já estão acontecendo.

Cajazeiras
Em Cajazeiras, especificamente, João Machado falou sobre a capacidade extremamente reduzida do açude de Engenheiro Ávidos (Boqueirão) que está apenas com 15% da sua capacidade de armazenamento.

O presidente da Aesa disse que se continuarmos usando água nesse ritmo, chegaremos tranquilamente até o mês de março, caso não tenham mais chuvas, porém, ele confia que irá chover em dezembro. “No momento não precisamos de racionamento, porém, devemos ter cuidado para não sermos castigados com a escassez total de água”, disse.

O presidente da Aesa, João Vicente Machado participa nesta quinta-feira (25) de um evento promovido pelo vice-prefeito de Cajazeiras, Júnior Araújo (PDT) para conscientizar as pessoas do mau uso as águas do Boqueirão. Para ele, as soluções necessárias com relação ao açude são: Dispensa da irrigação; Diminuição da soltura de água da barragem de Boqueirão para o perímetro de São Gonçalo; Conscientização da população e redução da água enviada para Sousa.

Com relação ao esgotamento sanitário, João Machado disse que quando concluir todo o serviço que está sendo realizado, Cajazeiras terá 60% da cidade desfrutando do serviço.

Outro motivo da viagem de João Machado ao Sertão foi a visita da obra do túnel Cuncas I, onde ele garante que trabalho está acontecendo diuturnamente. O Cuncas I emboca em Mauriti (CE) e sai em São José de Piranhas (PB).

Trajetória
João Vicente é natural de Lavras da Mangabeira, porém revelou que tem uma ligação forte com Cajazeiras. “Minha mãe e minha irmã estudaram aqui”, disse. João Vicente é graduado em Engenharia na Universidade Federal de Campina Grande.

O atual presidente da Aesa disse que a essência de seu trabalho é colocar o saber que tem em engenharia e em saneamento a serviço da população.

Veja entrevista completa!

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: