VÍDEO: Advogada destaca papel da família no combate a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes
Ligianne Oliveira ressalta: "a família, por mais óbvio que possa parecer, precisa ser família, precisa acolher"
O programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, recebeu nesta quarta-feira (05) a procuradora da cidade de Cachoeira dos Índios, a advogada Ligianne Oliveira que destacou o papel fundamental da família para o combate a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.
“Precisar ser família. Por mais que possa parecer obvio, a família precisa ser família, precisa ser o berço, precisa ser sinonimo de acolhimento, precisa tentar entender e não justificar qualquer tipo de situação, onde a vítima já está para lá de violada”, disse.
A advogada ressalta que a parte mais atingida de uma criança ou adolescente vítima de um abuso sexual é a psicológica. “Traz sequelas para lá de drásticas. Então, a família, por mais óbvio que possa parecer, precisa ser família, precisa acolher”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Ela falou que dentro da sociedade está entranhado uma cultura na qual ‘protege’ o agressor e tenta jogar a culpa em cima da vítima e ressalta: “O meu papel aqui é alerta para a necessidade da vítima”
Ligianne falou ainda, sobre os obstáculos que as crianças e adolescentes enfrentam para relatar possíveis abusos que possam estar passando e diz que a educação tem um papel importante na vida de uma criança, para que ela entenda quando está sendo vítima de abuso.
“Quantas barreiras a vítima precisa transpor para poder exteriorizar uma situação dessa. Repito, quando alguém procurar, acolha e busque ajuda. O Papel da escola é preponderante. A criança também precisa entender que o que ela passa é um abuso, ela precisa entender que o que o tio, a tia, o irmão fez não é uma brincadeira. Ela precisa saber que tem um apoio suficiente de dizer ‘não, aqui você não toca'”, destacou a advogada.
Assista a entrevista completa com Ligianne Oliveira:
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário