Médico fala de doença que mata milhares de pessoas por ano e destaca importância das atividades físicas
Os sintomas são: aumento do apetite, alterações visuais, impotência sexual, infecções, distúrbios cardíacos e renais, dentre outros.
A reportagem do Portal e TV Online Diário do Sertão entrevistou nesta terça-feira (02) o médico David Grangeiro que atua na área da saúde em Sousa e Cajazeiras. Ele falou sobre o Diabetes e orientou a população para prevenir a doença, que é causada pelo excesso de açúcar no sangue e mata mais de 100 mil pessoas por ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
Os sintomas do diabetes são comuns e podem ser relacionados a outras doenças. Por isso é importante procurar um médico e fazer exames regulares para evitar o agravamento da doença e danos à saúde. Os sintomas são: aumento do apetite, alterações visuais, impotência sexual, infecções, poliúria (aumento do volume urinário), polidipsia (excessiva sensação de sede e perda de água pela urina), distúrbios cardíacos e renais, dentre outros.
Além do açúcar, é bom procurar diminuir o consumo das massas, frituras e gorduras. Praticar, pelo menos, meia hora de atividade física todos os dias também diminuem as chances de ter diabetes.
Diabetes tipo 2
É causado por uma reação do sistema imunológico, que erroneamente identifica as células do pâncreas que produzem insulina como invasoras e as destroem. Sem insulina, o paciente precisa receber injeções regulares com o hormônio. É o tipo menos comum de diabetes.
Diabetes tipo 1
Enquanto o diabetes tipo 1 ocorre pela falta da produção de insulina, no de tipo 2 a insulina continua a ser produzida normalmente, mas o organismo desenvolve resistência ao hormônio. É causado por uma mistura de fatores genéticos e pelo estilo de vida: 80% a 90% das pessoas que têm o tipo 2 da diabetes são obesas.
Sobre o médico
David Grangeiro é médico formado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas com especialização no Instituto de Pesquisa e Ensino Médico em Salvador/BA. David Atua nas doenças endócrino-metabólicas: Diabetes, tireoide, obesidade, dislipidemias, doenças neuroendócrinas, entre outras.
Assista a reportagem da TVDS com o médico David Grangeiro!
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário