VÍDEO: Sabino Júnior e Ceninha Lucena citam propostas para reduzir evasão escolar em Bonito de Santa Fé
No debate da TV Diário do Sertão com os candidatos a prefeito de Bonito de Santa Fé, a professora Natália Fernandes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Bonito de Santa Fé, pergunta o que os candidatos pretendem implementar para assegurar e melhorar o fluxo escolar dos estudantes
No quarto bloco do debate da TV Diário do Sertão com os candidatos a prefeito de Bonito de Santa Fé, reservado a perguntas de líderes de movimentos sociais, a professora Natália Fernandes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Bonito de Santa Fé, pergunta o que os candidatos pretendem implementar para assegurar e melhorar o fluxo escolar dos estudantes da rede municipal, garantindo acesso de todos à escola e reduzindo a evasão.
Sorteado para responder primeiro, o candidato da oposição Sabino Júnior (PL) responde que pretende investir na qualificação dos professores. “Na qualificação é onde a melhoria desses alunos vai acontecer mais”, frisou.
Depois, Sabino afirma que o Ideb de Bonito só cresceu porque os professores são orientados pelo Município a aprovar os alunos mesmo sem estarem, de fato, preparados para avançar de grau. Tanto é que, segundo ele, o município apela para aulas extras aos alunos com dificuldades de aprendizado ou até mesmo “semialfabetizados”.
LEIA TAMBÉM:
“A gente tem que investir realmente nisso. Nem que tenha um prejuízo inicial, mas que no futuro o lunado tenha um aproveitamento melhor. Bonito precisa de um gestor com responsabilidade, não que queira mostrar apenas números”, disse o candidato da oposição.
Ceninha Lucena, por sua vez, explica que o Ideb é calculado por meio de uma prova aplicada pelo Governo Federal e não pelo índice de aprovação nas escolas. Quanto à evasão escolar, o prefeito propõe implementar programa de reforço com tutoria para identificar e ajudar alunos com dificuldade nos primeiros anos; expandir atividades extracurriculares para tornar a escola um ambiente mais atrativo; e fortalecer o vínculo entre escola e família criando canais de comunicação mais eficientes e suporte psicológico e social.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário