VÍDEO: Dra. Jailma apresenta propostas para Itaporanga e ironiza ausência de Dr. Azif: “Candidato fantasma”
Devido ao cancelamento da participação de Azif Lemos no debate da TV Diário do Sertão com candidatos a prefeito de Itaporanga, Dra. Jailma de Zeca se submeteu a uma sabatina, conforme as regras pré-estabelecidas com todos os candidatos
Devido ao cancelamento da participação do candidato a prefeito de Itaporanga pelo grupo de situação, Dr. Azif Lemos (PSB), no debate da TV Diário do Sertão desta terça-feira (10), a candidata da oposição Dra. Jailma de Zeca (MDB) se submeteu a uma sabatina, conforme as regras pré-estabelecidas com todos os candidatos.
A assessoria de Dr. Azif Lemos comunicou à produção do debate, cerca de uma hora antes, que o candidato estava cumprindo agenda em outro estado, em uma região sem acesso a sinal de telefonia móvel e que não conseguiria chegar em tempo para o programa. Vale ressaltar que a data do debate com os candidatos a prefeito de Itaporanga foi definida há quase um mês.
“Hoje está aqui alguém que, como diz o nosso hino nacional, não foge à luta. E eu não fugiria. Ao contrário do outro candidato, Dr. Azif, que disse em ata, através de sua assessoria, que estaria presente. Dizer agora, a menos de uma hora, que não haveria tempo de se programar para vir… Candidato, o senhor continua simplesmente sendo traiçoeiro nas suas palavras. Desde o início tem sido assim a sua história. A eleição ainda não aconteceu, candidatos têm compromisso. E eu lamento pelo povo de Itaporanga por ter como opção alguém que foge de um simples debate”, reclamou a candidata Dra. Jailma de Zeca, que chamou Dr. Azif de “candidato fantasma” e “Gasparzinho”.
GESTÃO DE DIVALDO DANTAS
Na sabatina, Dra. Jailma começou fazendo uma avaliação da gestão do atual prefeito Divaldo Dantas (PSB). Ela classificou como sendo um governo negligente e ineficiente, e que isso se refletiu na dificuldade que o prefeito teve de definir um candidato para sucedê-lo depois de pré-anunciar a sobrinha Calina Dantas, depois o médico Jean Vanderest e, finalmente, firmar aliança com Azif Lemos, que até então era oposição. Jailma ressalta, ainda, que nenhuma obra em Itaporanga é realizada com recursos próprios do município, mas sim por meio dos governos estadual e federal.
“A gestão de Divaldo Dantas tenta ludibriar, tenta enganar as pessoas através de obras que são feitas com recursos de governos estaduais ou federais. Eu não falo de obras feitas com recursos próprios. E não é o prefeito Divaldo Dantas que está gerindo, é através de aliados que fomentam essas obras”, disse.
Ela aponta também problemas como falta de médicos nos PSF e transporte escolar insuficiente e precário. “Isso é simplesmente falta de comprometimento com a população de Itaporanga. Eu poderia passar a noite elencando omissões, negligências e descaso da atual gestão que o candidato ausente, o fantasminha, diz que é a melhor gestão que Itaporanga já teve”, completa
CONTRATADOS, COMISSIONADOS E CONCURSO
Dra. Jailma de Zeca disse que uma das prioridades do seu governo, caso seja eleita, é realizar concurso público para os quadros da prefeitura que, segundo ela, são utilizados pela atual gestão como “cabide eleitoral”.
A candidata informa que em janeiro havia 201 servidores contratados na prefeitura e esse quadro subiu para 478 até agosto. Os comissionados, por sua vez, somam quase 100 funcionários.
Apesar da prioridade para concurso público, Jailma ressalta que haverá no seu governo servidores contratos por excepcional interesse público para atividades-meio.
EDUCAÇÃO
A candidata da oposição elencou alguns projetos e programas para este setor, tais quais: programa de alfabetização na idade correta com projeto de leitura, reforço escolar e monitoria; inclusão social nas escolas para que crianças portadoras de limitações tenham auxílio; programa de atendimento de saúde nas escolas; reestruturação das unidades de ensino no aspecto físico e didático; fomento à prática de esportes com promoção de torneios, equipamentos e construção e reforma de ginásio e quadras; e a melhora do transporte para os esatudantes universitários.
AGRICULTURA
Dra. Jailma de Zeca afirma que, após visitar comunidades rurais, elaborou diversas propostas de governo para as famílias agricultoras e produtores rurais. Entre elas, ela citou corte de terra gratuito, potencializar o abastecimento hídrico, estruturar as estradas vicinais; criar um sistema de atendimento aos agricultores de forma setorial para tornar mais efetiva a comunicação entre eles, o secretário da paste e a prefeita; e implementar ações de distribuição de sementes aos produtores.
SAÚDE
Na área da saúde, Jailma revela que muitas pessoas tiveram que recorrer à Justiça para ter tratamentos pelos quais o município não se responsabilizou. Ela conta que seu governo terá uma gestão de saúde sem “apadrinhamento”; que irá implantar atendimento diário nos PSF por meio de uma atenção básica eficiente; promover “reciclagem” de profissionais; dar aos postos uma estrutura física mais adequada; intensificar a atenção às gestantes; reabrir o centro de especialidades no hospital infantil e implantar uma casa de apoio em João Pessoa e outra em Itaporanga (para quem vem da zona rural).
PERGUNTAS DOS SEGMENTOS SOCIAIS
O advogado Paulo César Conserva, representando os professores de Itaporanga, recorda que tramita na Justiça Federal uma ação em que o município tenta receber valores do antigo Fundef que giram em torno de R$ 10 milhões. Ele pergunta se a candidata pretende fazer o rateio desses recursos entre os profissionais do magistério.
Dra. Jailma de Zeca responde que não só vai promover o rateio – incluindo professores aposentados – como também irá acompanhar os trâmites jurídicos do processo, já que ela é advogada.
O empresário César Nitão, proprietário da Rádio Mais FM, indagou o que a candidata pretende fazer nos primeiros dias de governo para melhorar a situação do trânsito, que ele classificou como sendo caótico.
Dra. Jailma avalia que as diversas alterações que, segundo ela, pioraram a mobilidade urbana de Itaporanga foram feitas sem planejamento e sem estratégia, a exemplo da retirada de bancos e árvores dos canteiros e implantação de rotatórios que não condizem com a realidade da cidade. Ela prometeu reorganizar o trânsito, evitando implantar projetos de cidade grande em uma cidade pequena.
ESPORTE
No último tema da noite, Dra. Jailma de Zeca, que disse ser atleta amadora, apontou falta de obras e investimentos do atual governo para fomentar os esportes. Ela lembrou que desde 2021 existe uma obra inacabada de um campo na zona rural que deveria ter sido feito em quatro meses. A candidata prometeu implementar espaços adequados para a práticas de diversas modalidades de esportes; construir quadras em zonas periféricas e investir em uma bolsa-atleta para esportistas amadores que se destacarem em competições na rede municipal.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário