header top bar

section content

VÍDEO: Candidatos de São Francisco debatem propostas e carências da cidade em debate na TV Diário do Sertão

Ao todo serão 23 debates com os candidatos de 21 municípios e, pela primeira vez, com os candidatos a vice-prefeito de Cajazeiras e Sousa. Os eventos têm parceria da Estação Mais FM, Rádio Líder FM, OAB de Cajazeiras e Associação Paraibana de Imprensa (API)

Por Luis Fernando Mifô

03/09/2024 às 20h02 • atualizado em 04/09/2024 às 02h34

O debate da TV Diário do Sertão nesta terça-feira (3) foi com os três candidatos a prefeito de São Francisco, município da microrregião de Sousa, Gerôncio Júnior (Republicanos), Marquinhos (MDB) e Van da Carismática (Podemos). O mediador foi o radialista Levi Dantas, da Rádio Líder FM.

Ao todo serão 23 debates com os candidatos de 21 municípios e, pela primeira vez, com os candidatos a vice-prefeito de Cajazeiras e Sousa. Os eventos têm parceria da Estação Mais FM, Rádio Líder FM, OAB de Cajazeiras e Associação Paraibana de Imprensa (API).

Este projeto envolve uma equipe de mais de 70 profissionais e todas as despesas são custeadas pelo Sistema Diário de Comunicação. Nenhum candidato tem vínculo com esta empresa ou com este evento.

Segundo bloco (temas sorteados e perguntas entre si)

FUNCIONALISMO PÚBLICO

O prefeito Geroncio Júnior perguntou ao candidato Marquinhos o que ele tem a comentar sobre o fato de que a gestão municipal anterior teria negado férias de 45 dias aos professores municipais.

Inicialmente, Marquinhos ressalta que nunca fez parte de nenhum governo municipal. Em seguida, disse que Geroncio retirou 2% do salário dos professores e os transformou em gratificação, e isso vai refletir em perdas na aposentadoria. Ainda segundo Marquinhos, existem 145 funcionários não concursados (entre comissionados e contratados) na prefeitura de São Francisco e 155 efetivos, e o prefeito não realiza concurso público por causa de “apadrinhamento político”.

Na réplica, Geroncio afirma que os professores de São Francisco estão entre os mais bem remunerados da região; que o município paga o piso da categoria acima do proposto pelo Governo Federal; que manteve o Auxílio Internet mesmo depois do fim da pandemia e que está sempre aberto ao diálogo com as diversas categorias do funcionalismo.

Na tréplica, Marqiunhos anuncia que, se for eleito, seu governo irá traçar metas na educação que, ao serem cumpridas, a contrapartida do município será o pagamento do 14º salário. Os recursos para isso virão do fim do “inchaço” de funcionários comissionados e contratados.

Marquinhos, Geroncio Júnior e Van da Carismática (Foto: Fernanda Layse/Diário do Sertão)

INFRAESTRUTURA

O candidato Van da Carismática questiona a Geroncio Júnior por que o prefeito não realizou nenhuma obra ou ação de melhoria na infraestrutura da cidade aproveitando convênios com o Governo do Estado, que é parceiro da gestão.

Geroncio responde que a infraestrutura foi a área que mais se destacou na sua administração. Ele cita ações que garantiram abastecimento de água diariamente, asfaltamento de ruas, instalação de bueiros para drenagem de água da chuva em estradas rurais, construção e reforma de praças, pista de caminhada com iluminação, passagens molhadas em sítios e anunciou que irá iniciar a construção de um matadouro público e de uma praça de eventos.

Van da Carismática enfatiza, no entanto, que falta investimentos com recursos exclusivamente da própria prefeitura. Em seguida, prometeu instalar placas de geração de energia solar em prédios públicos para diminuir custos e aplicar a receita na cidade; prometeu também malha asfáltica em toda a sede e nas principais vias da zona rural e melhorar o saneamento básico do município.

Na tréplica, Geroncio Júnior avisa que a cidade de São Francisco foi contemplada pelo Ministério da Educação (MEC) com energia solar em todas as escolas, e as placas serão instaladas em breve.

EMPREGO E RENDA

No segundo tema, Marquinhos indaga o que Van da Carismática propõe ao município para gerar empregos formais e movimentar a economia de São Francisco.

Van, inicialmente, lamenta que não haja capital de giro interno no comércio local e que tenha havido fechamento de empresas. Para amenizar o problema, ele propõe parceria com instituições de capacitação e empreendedorismo, a exemplo do Sistema S, e a implantação do Programa Primeiro Emprego para jovens.

Na réplica, Marquinhos disse que durante os últimos quatro anos, São Francisco gerou apenas seis empregos com carteira assinada, sendo que cinco deles estão na empresa do próprio Marquinhos. Ele relata, ainda, que a prefeitura está sempre demitindo servidores no fim do ano.

Marquinhos, Geroncio Júnior e Van da Carismática (Foto: Fernanda Layse/Diário do Sertão)

Terceiro bloco (tema livre e perguntas entre si)

PARCERIAS PÚBLICAS E PRIVAS

O prefeito Geroncio Júnior cita algumas parcerias que sua gestão tem feito ao longo dos últimos quatro anos e pergunta a Marquinhos com quais entidades públicas e privadas o candidato pretende estabelecer acordos para administrar São Francisco se for eleito.

Primeiro, Marquinhos afirma que não vê tais parcerias da atual gestão além do Governo do Estado. Depois, promete firmar acordos com o Banco do Nordeste e a Caixa Econômica Federal para investir na pesca, na agricultura e no comércio varejista. Ele também prometeu ativar o programa Empreender São Francisco para ajudar pessoas que desejam abrir o próprio negócio.

Geroncio, por sua vez, cita parcerias com o Governo do Estado, com o IFPB, com o SENAI, promoção de cursos profissionalizantes e de artesanato pela prefeitura e ressalta que foi sua gestão que abriu a primeira indústria (de laticínio) de São Francisco.

SUPOSTA INVESTIGAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Marquinhos pede que Geroncio Júnior se pronuncie a respeito de uma suposta investigação do Ministério Público acerca do contrato com uma empresa que teria gastado mais de R$ 1 milhão com manutenção (pintura e reforma) de prédios públicos em 12 meses.

O prefeito alega que não foi notificado sobre a suposta investigação, mas que, se ela vier, ele irá colaborar com transparência porque não tem nada a esconder. Aproveita para ressaltar que seu governo adquiriu Padrão Ouro de transparência na ferramenta Turmalina do Tribunal de Contas do Estado (TCE); teve as prestações de contas de 2021 e 2022 aprovadas com louvor pelo Tribunal; que os cargos comissionados na prefeitura foram regulamentados pela Câmara por unanimidade e que a folha tem atualmente 44% de comissionados e contratados, sendo que o limite é até 52%.

“CABIDE DE EMPREGO”

Van da Carismática afirma que a Secretaria Municipal de Esporte serve apenas como “cabide de emprego” e não tem feito nada em favor dos esportistas de São Francisco. O candidato pergunta ao prefeito o que existe de proposta para essa área.

Primeiramente, Geroncio responde que não há como ter “cabide de emprego” na referida secretaria, já que nela existe apenas um cargo, que é o próprio secretário. Em seguida, o prefeito diz que construiu ginásio conveniado com o Governo do Estado; quadra de areia com recursos próprios da prefeitura; pista de caminhada; promoveu torneios de futsal e futebol com material esportivo gratuito; assinou convênio para construir um ginásio no campo de futebol municipal e pretende levantar naquele local um complexo esportivo com ajuda de emendas parlamentares. Além disso, o prefeito explica que a Secretaria de Esporte também atua no setor cultural.

Banca de assessores jurídicos da OAB para a produção do debate (Foto: Fernanda Layse/Diário do Sertão)

Quarto bloco (perguntas de segmentos sociais)

PROPOSTAS PARA A PESCA

Judivan Batista, presidente da Colônia de Pescadores Z52, quer saber quais propostas os candidatos têm para fortalecer a atividade dos pescadores de São Francisco e ajudar no escoamento dos peixes para o comércio.

Marquinhos novamente prometeu implantar o programa Empreender São Francisco e priorizar a pesca, construir galpões em todos os açudes e adquirir um carro para transportar os peixes para serem comercializados em grandes centros.

Van da Carismática destacou a intenção de buscar convênios com o Ministério da Agricultura e Pecuária e o Ministério da Pesca e Aquicultura para que, através da aquisição de selos de qualidade, possa melhorar a logística de escoamento dos peixes para a venda.

Geroncio Júnior, por sua vez, lembrou que foi seu governo que tornou a Colônia de Pescadores Z52 utilidade pública, ajudou no peixamento de açudes, entregou ao Procase (Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da Paraíba) dois projetos para a construção de uma agroindústria de pesca, hortifruti e apicultura; e prometeu que irá doar um veículo para transportar peixes de outros municípios para fazer o peixamento dos mananciais de São Francisco.

PROPOSTAS PARA OS AGRICULTORES

Givanildo Elias, presidente da Associação Comunitária do Sítio São Luís, pergunta quais propostas os candidatos têm para fortalecer os agricultores do município.

Van da Carismática prometeu cavar mais de 100 poços artesianos; assegurar suporte para toda a logística do produtor, desde a plantação à venda dos produtos; disponibilizar máquinas para auxílio no plantio e colheita e investir em sistema de dessanilização da água.

O prefeito Geroncio Júnior relata que sua gestão promoveu mais de 600 horas de corte de terra e de silagem e adquiriu três máquinas empilhadeiras para as associações. Ele prometeu motos cultivadoras para que o agricultor não aplique mais agrotóxicos nas plantações e disse que irá doar um trator para Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Marquinhos, por sua vez, afirma que essas promessas de Geroncio Junior já foram feitas há quatro anos e nenhuma foi cumprida. Disse ainda que o prefeito leiloou tratores e equipamentos agrícolas do município.

AGRICULTURA FAMILIAR

Simone Ferreira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, pediu propostas para dar apoio à agricultura familiar e políticas públicas para o homem e a mulher do campo.

Geroncio Júnior começa citando a compra de um trator com recursos próprios da prefeitura; diz que adquiriu outro com ajuda de emenda parlamentar; renovou a frota de máquinas agrícolas; executou obras de recuperação e construção de açudes; assegurou a participação dos produtores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); e esclareceu que o município, de fato, vendeu máquinas agrícolas, mas comprou outras novas.

Na sua vez, Marquinhos disse que os servidores públicos municipais não recebem o Pasep e que o prefeito retirou o direito à insalubridade dos coveiros e dos agentes comunitários de saúde.

Van da Carismática prometeu fortalecer o cooperativismo e repetiu que irá cavar poços artesianos em todo o município; assegurar suporte para a logística do produtor rural; disponibilizar máquinas para auxílio no plantio e colheita e investir em sistema de dessanilização da água.

O resumo do quinto e último bloco será postado em instantes. 

Comitiva do candidato Marquinhos (Foto: Fernanda Layse/Diário do Sertão)

Comitiva do candidato Van da Carismática (Foto: Fernanda Layse/Diário do Sertão)

Comitiva do candidato Geroncio Júnior (Foto: Fernanda Layse/Diário do Sertão)

ELEIÇÕES 2024
TV DIÁRIO DO SERTÃO
A que mais faz debates na Paraíba

Recomendado pelo Google: