VÍDEO: Debate entre Luiz Claudino e Ronney Mareco tem algumas propostas para São João e acusações mútuas
Os candidatos a prefeito de São João do Rio do Peixe apresentam um pouco das propostas de governo no terceiro debate realizado pela TV Diário do Sertão com a Estação Mais FM, OAB de Cajazeiras e Associação Paraibana de Imprensa
Na noite desta quinta-feira (29), os candidatos Luiz Claudino (PSB) e Dr. Ronney Mareco (Progressistas) apresentaram algumas de suas propostas para o município de São João do Rio do Peixe e responderam às perguntas feitas pela produção, por representantes da sociedade civil e também entre si no terceiro debate realizado pela TV Diário do Sertão em parceria com a Estação Mais FM, a Subseção da OAB de Cajazeiras e Associação Paraibana de Imprensa (API).
Ao todo serão 23 debates com os candidatos de 21 municípios e, pela primeira vez, com os candidatos a vice-prefeito de Cajazeiras e Sousa. Este projeto envolve uma equipe de mais de 70 profissionais e todas as despesas do evento são custeadas pelo Sistema Diário de Comunicação. Nenhum candidato tem vínculo com esta empresa ou com a organização deste evento. Trata-se, portanto, de um debate totalmente imparcial.
O prefeito Luiz Claudino é candidato à reeleição e o nutrólogo Dr. Ronney Mareco tenta seu primeiro mandato eletivo. O debate também teve vários momentos em que os candidatos trocaram acusações mútuas.
LEIA TAMBÉM:
Segundo bloco (temas sorteados e perguntas feitas entre si)
FUNCIONALISMO PÚBLICO
No segundo bloco, com temas sorteados pela produção do debate e as perguntas feitas entre si, o primeiro tema foi funcionalismo público. Pelo sorteio, Dr Ronney Mareco iniciou indagando a Luiz Claudino a respeito de um suposto caso em que o prefeito teria negado a um servidor da prefeitura o direito de ter a carga horária reduzida para cuidar do filho com transtorno do espectro autista.
Na resposta, Claudino não se pronunciou sobre esse suposto caso. Ele ressaltou que sua gestão paga o funcionalismo em dia e assegura diversas garantias através de projetos aprovados na Câmara. O prefeito ainda comparou a sua gestão com a de prefeitos anteriores que, segundo ele, atrasavam salários.
Na réplica, Mareco destaca que pagar em dia é obrigação do gestor e voltou a citar suposto ato de discriminação do prefeito com uma criança autista. Na tréplica, Luiz Claudino disse que Dr. Ronney Mareco, juntamente com um irmão, tentou fechar hospital municipal e por isso ambos respondem a processo na Justiça.
AGRICULTURA
No segundo tema, Ronney Mareco criticou a gestão do prefeito por estar fazendo “cobrança indevida” pelo corte de terra e por não estar garantindo o Seguro Safra ao homem do campo. Ele prometeu corte de terra gratuito, capacitação para os agricultores e ações de infraestrutura para segurança hídrica e alimentar na zona rural.
Na réplica, Claudino admite que o município cobra 30 reais por hora dos produtores rurais para pagar o serviço do operador do trator. Mas salienta que, graças aos incentivos da gestão, a agricultura familiar de São João do Rio do Peixe é referência no estado.
Terceiro bloco (perguntas entre si com tema livre)
BENS PESSOAIS
Dr. Ronney Mareco pediu a Luiz Claudino que explicasse como o prefeito aumentou seus bens em 4 anos, já que, segundo o nutrólogo, Claudino teria declarado que não tinha nenhum bem nas eleições de 2016.
Primeiro, o prefeito disse que o que ele possui atualmente é apenas fruto de trabalho. Depois, acusou o pai do adversário, que é auditor fiscal, de praticar suborno e ameaças contra comerciantes de São João em troca de dinheiro ou de votos. Na réplica, Mareco preferiu não entrar no embate pessoal envolvendo as famílias e reiterou que a ascensão financeira de Luiz Claudino é “estranha”.
INFRAESTRTURA
Ao ser indagado por Claudino sobre propostas para a infraestrutura, Dr. Ronney Mareco, inicialmente, afirmou que as obras da atual gestão não têm transparência, pois, segundo ele, as despesas não são informadas aos órgãos competentes. Em seguida, prometeu realizar obras com mais qualidade e com a garantia de que a população saberá o que está sendo gasto. Por fim, Mareco insinua que Luiz Claudino estaria omitindo informações sobre obras porque estaria envolvido com engenheiros que são condenados no âmbito da Operação Andaime.
Quarto bloco (perguntas de representantes da sociedade civil)
POLO INDUSTRIAL, UNIVERSITÁRIO E TURÍSTICO
Pastor André Ferreira, da Igreja Evangélica Sertaneja, questionou quais as propostas dos candidatos para transformar São João do Rio do Peixe em polo industrial, universitário e turístico.
Primeiro, Dr. Honney Mareco (Progressistas) falou em “resgatar os valores” de São João do Rio do Peixe fomentando as festividades e investindo nos locais de potencial turístico, a exemplo do Brejo das Freiras e do açude de Pilões.
Depois, ele destaca a necessidade de firmar parcerias com a iniciativa privada, incluindo faculdades, para fortalecer a produção local e pensar estratégias de comercialização da agricultura familiar e do artesanato. Também criar eventos festivos e culturais que atraiam turistas ao mesmo tem que valoriza artistas locais e fortalece o comércio.
O prefeito Luiz Claudino (PSB) destacou os investimentos do Governo do Estado na educação básica e os insentivos do município no turismo de eventos, com espaço para a ‘cultura raiz’ e também atrações musicais em nível nacional.
ÊXODO RURAL
Isaú Júnior, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar, pediu aos candidados propostas para reduzir o êxodo rural de jovens que saem do campo em busca de emprego e melhores condições de vida nas zonas urbanas.
O prefeito Luiz Claudino (PSB) disse que sua gestão tem incentivado a produção rural das pequenas famílias através do corte de terra, da distribuição de sementes, da garantia do Seguro Safra e outras ações em parceria com o Governo do Estado.
Ele afirmou também que a prefeitura tem realizado diversas obras na zona rural, como escolas, creches, praças com aquipamento esportivo, ginásios, parques infantis, pavimentação de ruas, paddagens molhadas, entre outras.
Na réplica, Mareco diz que apenas obras não resolve o problema do êxodo rural, pois é necessário investir em educação, capacitação, emprego e renda para os jovens.
Quinto bloco (perguntas com tema livre entre si)
DENÚNCIAS
Dr. Honney Mareco pediu explicações a Luiz Claudino a respeito de supostos inquéritos na Justiça por contratar “funcionários fantasmas”. No entanto, o prefeito alegou não são processos, mas sim denúncias sem fundamentação para atrapalhar a gestão, e que ele tem conseguido arquivar todas elas.
Na réplica, Mareco disse que Luiz Claudino não realiza concurso público porque os cargos na prefeitura são ocupados por “funcionários fantasmas”. Luiz Claudino, por sua vez, enfatiza que, graças à sua gestão, São João do Rio do Peixe tem atraído empresários e comerciantes para abrirem novos negócios na zona urbana, fomentando emprego e renda.
PISO SALARIAL
O prefeito pergunta como Ronney Mareco pretende valorizar o funcionalismo com piso salarial atualizado, já que essa garantia não era respeitada por gestores anteriores que são aliados políticos do nutrólogo. Este, por sua vez, afirma que vai manter o piso das categorias e capacitar os professores porque, segundo ele, a educação de São João é ineficiente.
Na réplica, Claudino destaca que a quantidade de estudantes em sala de aula cresceu na sua gestão e impulsionou aumento no Ideb. Ele diz ainda que, além de diversas obra na Educação, São João do Rio do Peixe implantou o maior piso salarial do magistério no Brasil e garantiu Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) para merendeiras e guardas escolares. Na tréplica, Mareco ressalta que o Ideb do município nos anos finais caiu e que falta infraestrutura e saneamento básico adequado em várias unidades de ensino.
Cidades, datas e horários dos debates
SÃO JOSÉ DE PIRANHAS – 27/08 – 20:00
BOM JESUS – 28/08 – 20:00
SÃO JOÃO DO RIO DO PEIXE – 29/08 – 20:00
MARIZÓPOLIS – 30/08 – 20:00
SANTA HELENA – 02/09 – 20:00
SÃO FRANCISCO – 03/09 – 20:00
CACHOEIRA DOS ÍNDIOS – 04/09 – 20:00
VIEIRÓPOLIS – 05/09 – 20:00
NAZAREZINHO – 06/09 – 20:00
POÇO JOSÉ DE MOURA – 09/09 – 20:00
ITAPORANGA – 10/09 – 20:00
LASTRO – 11/09 – 20:00
CONCEIÇÃO – 12/09 – 20:00
BONITO DE SANTA FÉ – 16/09 – 20:00
BARRO-CE – 17/09 – 20:00
MONTE HOREBE – 18/09 – 20:00
SÃO BENTO – 19/09 – 20:00
APARECIDA – 20/09 – 20:00
BERNARDINO BATISTA – 23/09 – 20:00
CAJAZEIRAS (VICES) – 26/09 – 08:00
CAJAZEIRAS (PREFEITOS) – 27/09 – 20:00
SOUSA (VICES) – 29/09 – 20:00
SOUSA (PREFEITOS) – 30/09 – 20:00
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário