VÍDEO: Por orientação da Justiça, debate de Cajazeiras é remarcado, mas entrevista com Corrinha é mantida
Pablo Leitão alega que não era o candidato quando foi agendado o primeiro debate, não participou da reunião e, por isso, sugere um novo encontro para definir outra data
Seguindo as orientações da Justiça Eleitoral, através do juiz Macário Oliveira Júnior, titular da 58ª Zona Eleitoral, a TV Diário do Sertão irá realizar uma entrevista com a candidata a prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino (Progressistas), às 20h desta sexta-feira, dia 27, em substituição ao debate que havia sido pré-agendado em reunião com as coligações e a direção da TV. Já o debate entre Corrinha e o candidato Pablo Leitão (PSB) foi remarcado para domingo, dia 29 de setembro.
A entrevista com Corrinha Delfino vai acontecer porque o agora candidato a prefeito pela oposição, Pablo Leitão, através da sua assessoria jurídica, avisou por meio de ofício que não comparecerá ao debate que seria nesta sexta-feira porque houve troca de candidato a prefeito na coligação “Mudar Para Crescer”.
A assessoria de Pablo alega que o acordo que selou a data do debate para esta sexta-feira foi feito com a equipe do então candidato Chico Mendes (PSB), no dia 19 de agosto, mas Chico desistiu da disputa e só anunciou Pablo Leitão como seu substituto no dia 11 deste mês.
“Essa mudança impactou, diretamente, no grupo político de oposição, visto que, além da alteração no candidato principal, também ocorreu mudança no CNPJ da campanha, um rearranjo significativo na agenda política do mesmo, e o surgimento de novos aspectos jurídicos e estratégicos a serem considerados pelo atual candidato”, explica a assessoria jurídica de Pablo no ofício.
Como não era Pablo Leitão o candidato e ele sequer participou da primeira reunião, a sua assessoria pede que a organização defina uma data para outra reunião, dessa vez com as representações de Corrinha e Pablo, a fim de acertarem uma nova data para o debate.
“Registre-se que os atos preparatórios de antes – reunião para definição de regras, dia e horário – fora feito sem qualquer participação, ciência ou anuência candidato PABLO LEITÃO, não tendo com este nada acertado e, por isso, não pode participar de debate que nada integrou”, alega a equipe de Leitão.
A assessoria jurídica de Pablo Leitão também sugere que não seja realizada entrevista com Corrinha Defino “para não violar a isonomia que deve ser respeitada aos dois candidatos”.
Orientação da Justiça
Em nota pública que está na íntegra logo abaixo, o Sistema Diário de Comunicação e a organização do debate esclarece que, seguindo as orientações do juiz da 58ª Zona Eleitoral, a data e horário da entrevista com Corrinha Delfino permanece marcada para sexta-feira (27), às 20h, mas o debate entre os candidatos foi reagendado para o domingo, dia 29 de setembro, às 20h.
Leia a nota do Sistema Diário de Comunicação e seus parceiros
Mantendo o pioneirismo, a TV Diário do Sertão, em parceria com a Estação Mais FM e apoio da OAB – Subseção de Cajazeiras e da API – Associação Paraibana de Imprensa, deveria realizar nesta sexta-feira (27) um debate com os candidatos à Prefeitura de Cajazeiras.
A data, horário e as regras para a realização do debate foram aprovadas em uma reunião online [gravada na íntegra], realizada no dia 19 de agosto, em plataforma virtual, com a presença de representante jurídico e administrativo do Sistema Diário de Comunicação, além de representantes dos candidatos, à época Chico Mendes (PSB) e Corrinha Delfino (Progressistas).
Ocorre que a TV Diário do Sertão recebeu, nesta terça-feira, dia 24 de setembro, requerimento formal da assessoria jurídica do atual candidato a prefeito Pablo Leitão, que substituiu Chico Mendes, justificando que, acerca do debate do dia 27 de setembro, suas regras, data e horário, Pablo de nada teria participado ou anuído e, para tanto, solicitava a suspensão de qualquer divulgação do debate em todas as plataformas, requerendo, ainda, a realização de uma nova reunião entre as assessorias dos candidatos para definir nova data, horário e regras para possibilidade de acontecimento do debate.
Para evitar qualquer descumprimento da legislação eleitoral, a equipe da TV Diário do Sertão procurou o Exmº Sr. Dr. Macário Oliveira, Juiz Eleitoral da 68ª Zona Eleitoral, que orientou que fosse reagendada uma nova data para realização do debate, diante das alegações do jurídico do candidato Pablo Leitão.
De fato, a TV Diário do Sertão reconhece que na época da reunião para acerto do debate, em 19 de agosto, Pablo Leitão não era candidato e não se fez presente para conhecimento dos detalhes do debate, sendo esta a constatação da própria Justiça Eleitoral em contato feito com a direção do Sistema Diário de Comunicação.
Por fim, mantendo a forma correta de sua atuação e para bem esclarecer ao seu público e eleitores, a TV Diário do Sertão, através desta NOTA, comunica que com a justificativa antecipada da ausência de Pablo Leitão ao debate que estava agendado para o dia 27 de setembro, a candidata Corrinha Delfino será entrevistada no horário aprovado na reunião, ou seja, dia 27 de setembro às 20h.
A decisão da TV Diário do Sertão é de reagendar o debate para o mesmo horário no domingo, dia 29 de setembro, às 20h, na sede da TV Diário do Sertão, mantendo o mesmo regramento anterior. Desta forma, entendemos que, também, prestamos serviço à comunidade no sentido de possibilitar que os eleitores vejam as propostas dos postulantes e, livremente, possam tomar a decisão da escolha do voto.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário