VÍDEO: Padre Gilberto e Milena Nogueira discutem propostas e desafios no primeiro debate de Monte Horebe
O debate da TV Diário do Sertão nesta quarta-feira (19) foi com os candidatos a prefeito de Monte Horebe, Padre Gilberto (PSB) e Milena Nogueira (MDB), com mediação do apresentador José Dias Neto
O debate da TV Diário do Sertão nesta quarta-feira (19) foi com os candidatos a prefeito de Monte Horebe, Padre Gilberto (PSB) e Milena Nogueira (MDB), com mediação de José Dias Neto.
Ao todo serão 23 debates com os candidatos de 21 municípios e, pela primeira vez, com os candidatos a vice-prefeito de Cajazeiras e Sousa.
Os eventos têm parceria da Estação Mais FM, Rádio Líder FM, OAB de Cajazeiras e Associação Paraibana de Imprensa (API).
Este projeto envolve uma equipe de mais de 70 profissionais e todas as despesas são custeadas pelo Sistema Diário de Comunicação. Nenhum candidato tem vínculo com esta empresa ou com este evento.
Segundo bloco (temas sorteados)
SAÚDE
Sorteado para fazer a primeira pergunta, Padre Gilberto questiona como a candidata Milena Nogueira pode justificar que a saúde de Monte Horebe é de qualidade se os fornecedores estão há três meses sem receber, segundo ele.
Na resposta, Milena alega que não tem conhecimento sobre supostas dívidas da Prefeitura porque não faz parte da gestão municipal. Em seguida, ela destaca que a rede municipal de saúde dispõe de vários médicos especialistas e promete ampliar essa rede de acordo com as demandas. Afirma também que vai instalar uma sala de exames de imagem para acelerar o diagnóstico dos médicos ainda no município; informatizar o sistema da Secretaria de Saúde e expandir os atendimentos para a zona rural.
Padre Gilberto, por sua vez, criticou o fechamento do Posto de Saúde da Família do sítio Guaiá há 8 anos e o fato de o distrito de Santa Fé e suas adjacências não terem ambulância permanente à disposição das localidades.
Na tréplica, Milena assegura que não falta acesso à saúde para nenhum usuário de Monte Horebe e destacou o trabalho feito pelas equipes do programa Saúde Itinerante. Ela prometeu reabrir o PSF de Guaiá e explicou que o posto estava fechado porque o município fornecia acesso aos serviços de saúde por meio de outros suportes, como o posto de saúde âncora do sítio Braga. Ela também afirmou que é inviável manter ambulâncias em cada PSF âncora por uma questão de recursos escassos, mas garantiu que não falta transporte disponibilizado pela prefeitura e prometeu organizar essas demandas da saúde de acordo com as necessidades da população.
FUNCIONALISMO PÚBLICO
Milena Nogueira perguntou ao Padre Gilberto quais as propostas que ele tem para melhorar as condições de trabalho dos servidores públicos municipais.
O candidato de oposição disse que os servidores estão há oito anos sem reajuste salarial e prometeu que o aumento dos salários será prioridade do seu governo, assim como assegurar outros direitos que tenham sido aprovados por lei, mas não implantados pelo atual prefeito.
Milena responde que cada teto salarial está de acordo com as condições financeiras do município, mas ressaltou que o governo municipal implementou o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos professores acima do piso nacional e fez valer o piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE). Ela prometeu intensificar a capacitação dos servidores e acrescentar incentivos financeiros de acordo com cada categoria.
Terceiro bloco (temas livres)
ESCOLHA DEMOCRÁTICA OU MONOPÓLIO DE PODER?
Pelo sorteio, Padre Gilberto pergunta a Milena Nogueira se a escolha para ela ser a candidata a prefeita do grupo de situação foi democrática ou uma estratégia de monopólio do poder dos “Nogueiras”.
Milena, na resposta, diz que não existe monopólio ou monarquia dentro de um processo democrático. Ela ressalta que o prefeito Marcos Eron (MDB) foi eleito pelo povo. Logo, se ela for eleita, será uma resposta de que o governo está dando certo.
Padre Gilberto reitera ser a favor da democracia, mas contra perpetuação de poder, sobretudo o poder que não serve aos humildes e que acha que pode impor o que pensa sem ouvir o povo.
Na tréplica, Milena responde que, se o padre é mesmo a favor da democracia e do voto popular, deve respeitar o resultado das urnas como sendo a aprovação de um projeto político bem-sucedido.
ALIADOS DO PADRE DERAM ALGUMA CONTRIBUIÇÃO?
Na sua vez de perguntar, Milena Nogueira quer saber quais as contribuições, em demandas de custeio e investimentos, os apoiadores do Padre Gilberto destinaram a Monte Horebe em qualquer setor da gestão pública.
Primeiramente, Padre Gilberto afirma que muitos dos investimentos aplicados em Monte Horebe são oriundos do Governo do Estado, e ele promete que irá fortalecer essa parceria política se for eleito. Depois, o padre acusa o prefeito Marcos Eron de ter dispensado emendas parlamentares de opositores, como um recurso no valor de R$ 3 milhões que seria para asfaltamento de ruas.
Na tréplica, Milena diz que o prefeito deixou claro que todos os apoios em forma de emenda parlamentar são bem-vindos em benefício da população. Na sequência, a candidata cita alguns estabelecimentos públicos mantidos pela prefeitura e que estão abertos para receber emendas, como o canil municipal, a Policlínica e o centro cirúrgico.
Quarto bloco (segmentos sociais)
AGRICULTURA FAMILIAR
No bloco reservado para perguntas de lideranças sociais e pessoas da sociedade civil, a agricultora Cícera Janaína, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte, quer saber quais propostas os candidatos apresentam para a agricultura familiar.
Pelo sorteio, Padre Gilberto garante que vai executar o corte de terra “no tempo certo”; intensificar a escavação de barreiros e a construção de passagens molhadas na zona rural para melhorar o deslocamento dos pequenos produtores e o escoamento da produção para o comércio.
Milena Nogueira, por sua vez, promete otimizar corte de terra, ampliar a frota de máquinas se for necessário; implementar melhorias na distribuição de sementes; incentivar o empreendedorismo agrícola com a feira do agricultor mensal e assegurar a manutenção das famílias em programas sociais dos governos estadual e federal.
SUPORTE PARA EMPREENDEDORES
A cantora e empreendedora Tamires Roberto pergunta qual planejamento os candidatos têm para dar suporte a empreendedores e comerciantes que querem abrir ou manter seu próprio negócio, mas não têm outra fonte de renda de apoio, como têm, por exemplo, os servidores públicos.
A candidata Milena Nogueira promete ampliar para os comerciantes do sexo masculino e de outras faixas etárias a oferta de cursos profissionalizantes que já existe para as mulheres; firmar parcerias com instituições públicas e privadas para atrair investimentos com uso de mão de obra horebense; e reformar e ampliar o terminal rodoviário abrindo boxes para comerciantes venderem seus produtos aos moradores locais e aos viajantes que passam às margens da rodovia.
Padre Gilberto comenta que uma parte dos recursos que poderiam favorecer o comércio local é destinada a “pessoas de fora”. Na sequência, ele promete dar incentivos fiscais para pequenas empresas se instalarem em Monte Horebe
Quinto bloco (temas livres)
SEM MORADIAS POPULARES
Primeiro sorteado, Padre Gilberto pergunta como Milena Nogueira justifica o falto de que, em oito anos de governo, o atual prefeito não construiu nenhuma moradia popular para tirar famílias carentes do aluguel.
Na resposta, Milena prometeu manter ou ampliar as ações de assistência social que, segundo ela, tem sido referência no estado, como a Bolsa Progresso – uma ajuda de custo para famílias de pessoas com deficiências. Ela disse que trará de volta o Forro dos Idosos; investirá na melhoria da estrutura dos prédios dos serviços de convivência; construirá uma nova sede para as oficinas de arte e cultura dos jovens e vai implantar o serviço de convivência itinerante para a zona rural.
Na réplica, Padre Gilberto avalia que o número de 70 famílias beneficiárias da Bolsa Progresso é pouco e que o valor pago – R$ 300,00 – é “insignificante”. Ele prometeu ampliar a bolsa para meio salário mínino.
Na tréplica, Milena pondera que 300 reais a mais na renda de uma família que só tinha o Bolsa Família é uma ajuda significativa, e não se deve desmerecer qualquer tipo de contribuição do município. Sobre a falta de casas populares, a candidata justifica que essa ação depende de parcerias com os governos, sobretudo o federal, e ela promete buscar meios para suprir essa demanda.
PROPOSTAS PARA O MEIO AMBIENTE
Na sua vez de perguntar, Milena Nogueira questiona quais propostas Padre Gilberto tem para o desenvolvimento sustentável do município.
O adversário afirma que Monte Horebe precisa desenvolver áreas verdes para minimizar o impacto climático que, segundo ele, piorou após as obras de asfaltamento de avenidas; precisa destinar melhor o lixo, que, segundo ele, muitas vezes é queimado nos bairros; precisa revitalizar mananciais; melhorar a limpeza pública e investir no saneamento básico.
Milena destaca que pretende implantar um plano municipal de arborização; reaproveitar a água dos aparelhos de ar-condicionado para a limpeza dos prédios públicos; reduzir o consumo de folhas de papel nas repartições e expandir a coleta do lixo para a zona rural.
Na tréplica, Padre Gilberto diz que a administração municipal é “perfeita na mídia”, mas os problemas sociais não são tratados com a devida atenção. Segundo ele, a gestão beneficia “apadrinhados” políticos locando carros para levar o lixo para outras cidades, quando deveria estar implantando aterro sanitário próprio.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário