header top bar

section content

VÍDEO: Ceninha destaca médicos que sua gestão levou para Bonito; Sabino diz que periferia é desassistida

No debate da TV Diário do Sertão com os candidatos a prefeito de Bonito de Santa Fé, o prefeito Ceninha Lucena pergunta se Sabino Júnior sabe quantos médicos especialistas atuam na rede pública de saúde

Por Luis Fernando Mifô

18/09/2024 às 18h11 • atualizado em 18/09/2024 às 18h29

No quinto bloco do debate da TV Diário do Sertão com os candidatos a prefeito de Bonito de Santa Fé, o prefeito e candidato à reeleição Ceninha Lucena (Republicanos) pergunta se seu adversário, o vice-prefeito Sabino Júnior (PL), sabe quantos médicos especialistas atuam na rede pública de saúde de Bonito de Santa Fé e se ele sabe o que é PAP (Piso de Atenção Primária) e MAC (Média e Alta Complexidade).

Na resposta, Sabino Júnior alega que os médicos especialistas são ineficazes para a população mais carente que, segundo ele, não tem acesso a todos os atendimentos e, às vezes, nem ao transporte, já que é preciso haver lotação nos veículos para que eles façam viagem. O candidato acusa a gestão de ser elitista e não atender nas periferias como deveria.

Ceninha Lucena, na réplica, informa que existem 12 médicos especialistas atendendo mensalmente, no mínimo, 200 pacientes por sessão. Ele explica também que o teto do PAP é de R$ 3 milhões e o do MAC, 1 milhão, alcançados graças a algumas melhorias no sistema da Secretaria de Saúde.

Na tréplica, Sabino reitera que falta atendimento nas periferias; cita o caso de uma criança com problema cardíaco que não conseguiu transporte e diz que a secretária de Saúde orienta os cidadãos a buscarem solução na Justiça.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: