header top bar

section content

Ao apagar das luzes do Governo Tyrone, Secretaria de Educação presta contas da gestão em Sousa

O documento foi entregue à Câmara, para prestar contas a sociedade conquistas e realizações em prol da educação de qualidade no Município.

Por

06/12/2012 às 08h12

Nos últimos dias de Governo do prefeito Fábio Tyrone (PTB), em Sousa, a Secretaria de Educação e Esportes apresentou à Câmara de Vereadores “Otacílio Gomes de Sá”, memorial referente a gestão da educação no período de 2009/2012, com objetivo de prestar contas a sociedade sousense das conquistas e realizações em prol da educação de qualidade no município.

Vale destacar, que foi constatado nos primeiros meses da Administração que algumas Escolas estavam abandonadas, a exemplo: da Escola Rômulo Pires e da Escola João Antônio da Silva, no sitio “Matumbo”, que precisavam ser restauradas, além disso, não havia cadastro no SIMEC nem no PAR (Plano de Ações Articuladas), também não foi encontrado nenhum material didático, higiênico, gêneros alimentícios para que as Escolas pudessem iniciar o período letivo na zona rural.

O caso da Escola CEIGEF tinha um quadro de mais 60 servidores, dos quais apenas 9 eram efetivos.

No entanto, a atual administração reformou e restaurou as seguintes escolas da rede municipal: Maria Aurita, José Reis, Tozinho Gadelha, Rômulo Pires e Francisca de Sá (situações mais urgentes), além de realizar cursos de qualificação para os professores e conceder bolsas para que participem de especialização.

Foram criadas salas de informática, TELECENTRO; realizado o convênio com os estudantes universitários que cursam fora de nossa cidade; foi implantado os dois terços do plano salarial, bem como pagamento do décimo terceiro e das férias, rigorosamente em dia.

PAR e o SIMEC
Realizado o processo de eleição direta para escolha dos gestores escolares, bem como o Resgate da Fanfarra “Maestro José Cassiano Freire” com 30 componentes – ESPPAVI. Foi feita a entrega de fardamento e kits escolares (cadernos, canetas, borracha, apontador, régua) e foram feitas aquisições de material e jogos pedagógicos (kit para as escolas);

A Secretaria de Educação do Município construiu mais dezenove salas de aula, reforma de vinte e seis das trinta e quatro unidades escolares, adequando-as às exigências legais de acessibilidade, ambiente para as refeições e depósitos para a merenda escolar.

De 2010 a 2011 foram ampliados o número de laboratórios de informática em parceria com o MEC/PROINFO de 02 para 35 laboratórios de informática nas escolas da Zona Urbana e Zona Rural (todas as escolas municipais possuem laboratório de informática). Ao todo são mais de trezentos computadores.

Foram adquiridos os seguintes transportes: 5 (cinco) ônibus, 2 (dois) automóveis, 1 (hum) caminhão e 1 (uma) caminhonete.

Em 2012/2013, através do PAR – a SEE receberá mais 01 ônibus com 44 lugares (valor em conta – R$ 214.880,00).

A Prefeitura de Sousa teve a meta em atender à educação básica humanizadora, assegurando as condições para a permanência do aluno na escola com a aprendizagem e o sucesso garantidos.

DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: