VÍDEO: Alunos de Biomedicina do UNIFSM marcam início do Outubro Rosa em Cajazeiras com ação de conscientização
A iniciativa, que marcou o início da campanha no município de Cajazeiras, reforça o compromisso do UNIFSM com a promoção da saúde e o cuidado com a sociedade
Estudantes do curso de Biomedicina do Centro Universitário Santa Maria (UNIFSM) foram os protagonistas e realizaram uma mobilização na noite desta quarta-feira (1), para dar visibilidade à campanha Outubro Rosa, que visa a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação, que contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Cajazeiras e da enfermeira Magna Abreu, responsável pela UBS Simão de Oliveira no período noturno, teve como palco a própria Unidade Básica de Saúde.
Durante o evento, foram discutidos temas cruciais relacionados ao mês de conscientização, como a importância da prevenção e dos exames regulares para o câncer de mama, com foco no diagnóstico precoce. Os futuros biomédicos também abordaram a prevenção do câncer de colo de útero, destacando a relevância do exame citológico para a saúde feminina.
A noite foi repleta de atividades interativas e informativas. Os organizadores decoraram a UBS Simão de Oliveira com a cor rosa, alusiva à campanha, e distribuíram folders informativos. Para um momento de leveza, foi oferecida uma mesa de frutas aos que estavam presentes.
Como parte da mobilização, o curso de Biomedicina promoveu um pit stop, interagindo diretamente com motoristas e passageiros para levar informação de forma acessível. Alunos do curso de Marketing do Centro Universitário também estiveram presentes, prestando suporte fundamental na promoção e divulgação da iniciativa. Para engajar a população, um cavalete convidava os motoristas a buzinar em apoio à causa, gerando uma interação alegre e participativa na rua.
A campanha Outubro Rosa tem sua origem nos Estados Unidos, em meados da década de 1990. Ela foi impulsionada por uma mulher chamada Susan que, antes de falecer em decorrência do câncer de mama, solicitou à sua irmã que realizasse um trabalho de conscientização para aumentar a visibilidade da causa. Na época, a distribuição de laços cor-de-rosa foi a forma encontrada para chamar a atenção para o tema. A campanha chegou ao Brasil no início do século XXI.
A ação realizada marcou o início do Outubro Rosa no município de Cajazeiras, reforçando o compromisso do centro universitário na promoção da saúde, informação e cuidado com a sociedade.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.



Deixe seu comentário