header top bar

section content

VÍDEO: Professora da UNISM diz que planejamento de carreira pode evitar evasão de alunos das faculdades

Ela disse que mesmo com os milhões de alunos que desistiram de estudar durante a pandemia no Brasil, o problema do desestímulo entre os estudantes é comum em tempos considerados normais

Por Luiz Adriano

03/06/2022 às 11h43 • atualizado em 03/06/2022 às 11h53

A professora Andreia Braga, da Faculdade Santa Maria, agora Centro Universitário, participou do programa Balanço Diário da última quarta-feira (1º) e comentou sobre as perdas na educação durante a pandemia, no entanto, a docente registrou que a evasão estudantil é um problema que vai além do período pandêmico.

Ela disse que mesmo com os milhões de alunos que desistiram de estudar durante a pandemia no Brasil, o problema do desestímulo entre os estudantes é comum em tempos considerados normais. Conforme a professora, de acordo com pesquisa feita pela Cmov, oito a cada 10 alunos, abandonam as suas graduações porque não veem sentido.

Ela explicou que esses estudantes geralmente respondem durante as pesquisas que não têm condições financeiras para pagar a faculdade, não têm dinheiro para o lanche, etc. Andreia disse que quando os casos são analisados a fundo, é descoberto que tais discentes não sabem o que fazer profissionalmente e não enxergam perspectiva de carreira.

Professora Andreia Braga durante o programa Balanço Diário. (Foto: TV Diário do Sertão).

Segundo ela, o tema sobre planejamento de carreira precisa ser debatido nas universidades, tanto públicas quanto privadas, e acrescentou também que o assunto precisa ser pautado nas escolas do ensino médio.

“Ele não pode fazer esse planejamento de carreira quando está concluindo a sua graduação. Ele precisa fazer no primeiro dia que entra na faculdade.
As escolas do ensino médio precisam ter esse olhar para gerar uma transição”, enfatizou.

“A gente só consegue fazer as coisas bem feitas quando a gente entende o sentido delas, o porquê delas. Se você não entende o sentido das coisas, você não consegue fazer bem feito … a gente precisa convencer o outro daquilo que a gente acredita, se a gente não acredita, a gente não consegue convencer ninguém, então nós temos que gerar um ciclo de compromisso entre a educação básica e o ensino superior, quando isso acontecer efetivamente nós vamos minimizar e muito os problemas que nós temos na educação do Brasil”, destacou a professora.

Confira no vídeo abaixo a entrevista completa com a professora Andreia Braga:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: