header top bar

section content

Estudantes de escola pública de Monte Horebe conquistam vaga em Programa de Iniciação Científica do CNPq

Maria Júlia e Sarah Vitória da Escola José Dias Guarita, conquistaram medalhas de bronze na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, no ano de 2021

Por José Dias Neto

23/05/2022 às 17h28

Maria Júlia e Sarah Vitória, foram convidadas a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior – PIC Jr do CNPq. Foto: Divulgação

As alunas da Escola José Dias Guarita, no município de Monte Horebe, Maria Júlia e Sarah Vitória, foram convidadas a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior – PIC Jr do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. A participação ocorre como consequência da conquista, pelas duas estudantes, de medalhas de bronze na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, no ano de 2021.

As alunas receberão, por doze meses, um incentivo financeiro mensal, no valor de cem reais, concedido pelo CNPq.

O PIC Jr. é um programa que permite aos alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, manter contato com diversos segmentos do estudo da matemática e de outros ramos de conhecimento, ampliando para as participantes o conhecimento científico.

O Pic Jr também promove o acesso à informações importantes que ampliam as possibilidades para um futuro desempenho profissional e acadêmico. Desenvolver o gosto pela matemática e pela ciência em geral é o principal objetivo do Pic Jr, mas também desenvolver habilidades como sistematização, generalização, analogia, como também a capacidade de aprender por conta própria e em colaboração com outros colegas.

As duas estudantes de 13 anos estão tendo aulas do Programa semanalmente, por meios eletrônicos, e ambas manifestam muita satisfação e interesse de se manterem na iniciação científica.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: