VÍDEO: Retomada das aulas presenciais em escola estadual é marcada por emoções e diversão em Cajazeiras
As turmas são organizadas respeitando os protocolos sanitários e o distanciamento social, com capacidade máxima de 50% dos estudantes em cada sala de aula, um grupo acompanhando presencialmente e outro com atividades remotas em toda a Paraíba
Desde a última quinta-feira (23), os estudantes da rede estadual de ensino retomaram as atividades presenciais nas escolas da Paraíba. Na região de Cajazeiras, o processo foi iniciado nesta segunda-feira (27), seguindo o ‘Plano Educação para Todos em Tempos de Pandemia’ (PET-PB), de forma híbrida e progressiva, com 70% das aulas remotas e 30% presenciais.
No programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão desta segunda-feira (27), a repórter Goretty Videres foi ‘in loco’ mostrar os protocolos adotados pela Escola Profissional Monte Carmelo para retomadas das aulas e a emoção de profissionais e dos alunos estava estampada em seus rostos.
VEJA MAIS:
VÍDEO/FOTOS: Escola Monte Carmelo, em Cajazeiras, recepciona pais e alunos para ano letivo com festa
De acordo com Irmã Neílda, diretora da escola, o protocolo é dividido em fases: a primeira será com os estudantes da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; após 15 dias, retornam os estudantes dos Anos Finais; e com mais 15 dias voltam os estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos. Nesta primeira fase 139 das 668 escolas da Rede retornam ao presencial.
‘’Nós estamos felizes porque estamos recebendo as famílias e as crianças depois de mais de um ano e meio. Estamos desde a manhã, tendo todos os cuidados e protocolos para receber todas as crianças e famílias. Continuamos os protocolos e preocupações’’, disse.
Já o coordenador pedagógico, Adams Ricardo explicou que a aula presencial é facultativa às famílias.
‘’Não é obrigatório, é facultativo. Os pais tem duas opções: o ensino híbrido aonde os alunos assistem aula presencial mas tem os dias de aulas online ou os pais que optarem pelo ensino exclusivamente online em casa. É facultativo, nenhum aluno será prejudicado’’, destacou.
A reportagem também acompanhou a recepção aos estudantes, que conta com aferição de temperatura, álcool em gel e distanciamento social.
PROTOCOLOS OBRIGATÓRIOS
As turmas serão organizadas respeitando os protocolos sanitários e o distanciamento social, com capacidade máxima de 50% dos estudantes em cada sala de aula, um grupo acompanhando presencialmente e outro com atividades remotas. Serão dois dias de aulas presenciais, com três horas diárias e três dias de aulas remotas.
As escolas estão preparadas e seguirão os protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19. Na entrada haverá a aferição de temperatura dos estudantes e a higienização com álcool em gel. Os estudantes devem estar com máscara e os espaços físicos foram readequados para garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metros.
Durante o retorno serão realizados inquéritos sorológicos pelo Projeto de Pesquisa “Continuar cuidando – Observatório da Covid-19”, uma ação da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba e Secretaria de Estado da Educação da Ciência e Tecnologia para a realização de teste de Covid-19 dentro das escolas.
Também foi realizada uma escuta pública de forma virtual direcionada para pais e os demais profissionais da educação, com o objetivo de verificar a adesão ao ensino híbrido.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário