header top bar

section content

VÍDEO: MEC desengaveta projeto que poderá criar o Instituto Federal de Educação do Sertão da Paraíba

Com o desmembramento, Cajazeiras, Sousa e Patos brigam para abrigar a sede da reitoria do IF Sertão

Por Luiz Adriano

27/08/2021 às 20h13 • atualizado em 27/08/2021 às 20h19

O engenheiro Alexandre Costa, que é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cajazeiras, falou ao programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão na edição desta sexta-feira (27). Na ocasião, ele comentou a respeito de um Projeto de Lei que tem como objetivo desmembrar o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), e criar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão da Paraíba (IFSPB).

Alexandre informou que foi comunicado pelo professor Deladier Marcos Filho, de que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) teria desengavetado o projeto, e que na próxima segunda-feira (30) a partir das 16h será realizada uma reunião para definir o tema que segundo Alexandre, “estava esquecido há vários meses”.

VEJA TAMBÉM

IFPB pode ser desmembrado para unidade do Sertão e Cajazeiras ser sede da reitoria. Veja

IFPB, Campus Cajazeiras.

CAJAZEIRAS, SOUSA OU PATOS?

Caso o Projeto seja validado, há uma disputa de onde seria instalada a sede da instituição no Sertão do estado, visto que, há três cidades polos que haveria a possibilidade de receber as instalações, são elas: Cajazeiras, Patos e Sousa.

Para Alexandre, Patos sai na frente pelo motivo de força política, visto que, “tem grandes chances de conseguir por causa do cacife político chamado Hugo Mota”, o qual é deputado federal e representa o município.

Ele explicou que está lutando pela conquista para que a sede seja instalada em Cajazeiras. Alexandre disse que entrou em contato com o deputado estadual Júnior Araújo e que também contará com o apoio do deputado federal Welinton Roberto. O engenheiro citou outras forças que poderão ajudar a trazer a sede do IFSPB para a Terra do Padre Rolim como o reitor da UFCG, Dr. Antonio Fernandes.

“Estamos definindo isso hoje, vamos cobrar das nossas lideranças, uma reunião virtual na plataforma do Google Meet hoje às 19h30, possivelmente com a presença do sr. prefeito, a deputada Paula, Júnior Araújo, Jeová, para que possamos deixar alerta a nossa representatividade política para depois dizer que nós perdemos isso por falta de mobilização… se for para Cajazeiras nós vamos doar sangue”, finalizou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: