header top bar

section content

VÍDEO: Estudantes de Monte Horebe representam Brasil em programa da NASA e controlam câmera espacial

As mais de 150 imagens obtidas serão usadas para apoio no ensino e pesquisas das ciências ambientais, geografia, estudos sociais, matemática, comunicação e artes na cidade de Monte Horebe

Por José Dias Neto

23/08/2021 às 09h17

Doze estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Monte Horebe, município localizado na região de Cajazeiras, alto sertão da Paraíba, foram os únicos brasileiros a participarem da 74ª Missão do Projeto internacional Sally Ride EarthKam/NASA.

Os alunos que participaram do projeto foram: Guilherme Sousa, Ana Clara, José Hudson, Wanda Mikaelly, Carlos Henrique, Ricardo de Sousa, José Rennan, Maria Heloísa, José Almir, Samara Emilly, Francisco Ricardo e Riquelme Soares. Eles controlaram uma câmera digital especial à bordo da Estação Espacial Internacional, à cerca de 400 km acima da Terra, para obter imagens únicas da superfície do nosso planeta.

VEJA MAIS: 

CIDADE EDUCADORA: Evento marcará o início das aulas do Polo Olímpico de Matemática em Monte Horebe

As mais de 150 imagens obtidas serão usadas para apoio no ensino e pesquisas das ciências ambientais, geografia, estudos sociais, matemática, comunicação e artes na cidade de Monte Horebe.

Estudantes de Monte Horebe participam de projeto da NASA. Foto: Divulgação

O ORGULHO

Ao Diário do Sertão, o prefeito Marcos Eron destacou o orgulho em ver que muito mais do que um slogan, o projeto ‘Cidade Educadora’ começa a render frutos positivos.

‘’É uma honra para a cidade de Monte Horebe ser o único município brasileiro a participar desse projeto. É um marco na nossa história, faremos muitos mais pela nossa cidade, tendo como base a educação, porque a educação transforma vidas’’, disse o gestor sertanejo.

O PROJETO

ISS EarthKAM (sigla para Earth Knowledge Acquired by Middle school students, ou Conhecimento da Terra adquirido por estudantes, em tradução livre) é um programa de extensão educacional da Nasa. Ele é direcionado a estudantes, professores e cientistas que, por meio da Internet, controlam e captam imagens da Terra a partir de uma câmera instalada na ISS.

As imagens são usadas para apoio no ensino e pesquisas de ciências da Terra, ciência espacial, ciência ambiental, geografia, estudos sociais, matemática, comunicação e até mesmo arte. O projeto é financiado pela Nasa e operado por uma parceria entre a Universidade da Califórnia, Johnson Space Flight Center, Jet Propulsion Laboratory (JPL), em Pasadena, na Califórnia, Technical Education Research Centers (Terc) – uma organização educacional sem fins lucrativos, e Sally Ride Science.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: