header top bar

section content

VÍDEO: Censura Livre debate os impactos da pandemia na educação e evasão escolar sem aulas presenciais

Com depoimentos que trouxeram ao público telespectador a realidade vivenciada por alunos e professores por ocasião da implantação do ensino à distância, em razão da pandemia do novo coronavírus, os convidados puderam apresentar suas vivências na sala em ambiente virtual

Por José Dias Neto

01/06/2021 às 17h25 • atualizado em 01/06/2021 às 17h29

O Programa Censura Livre desta segunda (31) tratou do tema “Reflexos da pandemia no sistema de ensino: sala-de-aula em ambiente virtual e relação aluno/professor”, e contou com a participação dos debatedotes, Aristênio Marques, Catharine Rolim, Padre Francivaldo Albuquerque e Tiago Sobral.

Os convidados foram os Professores Alcides Júnior e Suzy França, bem como o aluno Filipe Vieira.

VEJA MAIS: 

VÍDEO: No Censura Livre, advogados e policial lamentam aumento da violência e homicídios na pandemia

Com depoimentos que trouxeram ao público telespectador a realidade vivenciada por alunos e professores por ocasião da implantação do ensino à distância, em razão da pandemia do novo coronavírus, os convidados puderam apresentar suas vivências na sala em ambiente virtual.

O professor universitário, do Curso de Bacharelado em Direito, e também oficial de justiça, Alcides Júnior, pontuou o lado positivo da realização de aulas remotas, no sentido de que se tornou possível um professor ministrar sua aula da sua própria casa, com qualidade próxima da aula presencial. De outra banda, o professor também assinalou que o cansaço do profissional da educação é maior com a elaboração e execução da aula à distância.

Programa Censura Livre na TV Diário do Sertão. Foto: Diário do Sertão

A professora Susy França, da rede estadual e municipal de ensino de São José de Piranhas/PB, por sua vez, realçou os desafios enfrentados com o sistema de ensino remoto, desde a falta de contato pessoal entre professor e aluno, até às limitações tecnológicas enfrentadas pelos alunos carentes, e finalizou afirmando que “A educação não pode parar”.

Ensino remoto. Foto: Reprodução da internet

O aluno Filipe Vieira, do Sítio Mangação, zona rural de São José de Piranhas, frisou a dificuldade de interação com seus professores e colegas de sala, e, por outro lado, testemunhou que é possível cumprir as atividades propostas pelos professores em tempo hábil, através de estudos complementares além das aulas.

De posse desses depoimentos, os debatedotes puderam discorrer sobre os pontos positivos e negativos do ensino remoto neste período de pandemia, tendo o Padre Francivaldo Albuquerque destacado a maior aproximação entre pais e filhos, diante do isolamento social.

A advogada Catharine Rolim trouxe ao debate dados colhidos do site Futura, da Fundação Roberto Marinho, os quais revelam os índices de conectividade, acesso à tecnologia, saúde mental dos professores e os resultados produzidos pelo ensino remoto no processo de aprendizagem.

Impactos da pandemia na educação. Foto: Reprodução da internet

“Como se pode observar, os alunos ainda não se adaptaram plenamente a esse novo estilo de aulas, pois a motivação é um constante desafio, bem como existem professores ansiosos, estressados, cansados e até depressivos.”, disse Catharine.

O advogado Tiago Sobral mostrou que, no Município de São José de Piranhas os alunos foram avaliados individualmente sobre sua acessibilidade ao ensino remoto, assim como as salas-de-aula foram climatizadas e instalada internet em todas elas.

O radialista Aristênio Marques alertou para as possíveis deficiências na aprendizagem dos alunos em face das aulas à distância e lembrou que eles serão cobrados futuramente no ENEM, em concursos públicos, podendo, assim, serem prejudicados pela diminuição do rendimento escolar desse período de pandemia.

O Programa Censura Livre vai ao ar, todas as segundas-feiras, das 20 às 21 h, pela TV Diário do Sertão.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: