header top bar

section content

Professor da rede pública de Cajazeiras conclui doutorado sobre a religiosa Irmã Fernanda Marabello

Damião Fernandes é graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC) e Mestre em Educação pela UFPB

Por José Dias Neto

28/03/2020 às 11h54 • atualizado em 28/03/2020 às 11h56

Irmã Fernanda Marabello desenvolveu importante papel educacional e religioso em Cajazeiras

Na manhã desta sexta-feira (27), o professor, mestre em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Damião Fernandes, defendeu sua tese de Doutoramento em Educação, através do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFPB). A sua banca de defesa, contou com as contribuições de renomados professores Doutores vinculados aos Programas de Educação das instituições Federais (UFPB, UECE e UEPB).

A tese de Doutoramento do professor Damião Fernandes é  sobre a história de vida de Irmã Fernanda Marabello e a sua trajetória educacional na cidade de Cajazeiras. O seu trabalho de pesquisa de tese, busca compreender e desvelar as especificidades e contribuições das práticas educativas da Educadora no alto Sertão da Paraíba.

Ao Diário do Sertão, o professor Damião Fernandes destacou a importância da vida da religiosa para o desenvolvimento da educação.

Damião Fernandes defendeu sua tese através de videoconferência já que sua banca estava em João Pessoa

“A educadora e religiosa Maria Fernanda Marabello, em suas práticas educativas a frente da tradicional Escola São José, incluiu estratégias que visavam o desenvolvimento de potencialidade em seus alunos e alunas, que os comprometiam não apenas com o processo de ensino-aprendizagem, mas também que os engajassem com um modo de fazer e de ser no mundo”, disse.

VEJA MAIS:

Professor de Filosofia lança 1º livro em Cajazeiras; dinheiro arrecadado vai para caridade. Vídeo

VÍDEO: Com presença de famoso cantor, Grupo de Oração Álegrate promove neste sábado 5º Show Pela Paz

O trabalho sobre a religiosa Fernanda Marabello fundamentará ainda mais a História da Educação Paraibana, sobretudo para a História da Educação de Cajazeiras, uma terra que é  por natureza educacional, mas que ainda desconhece a vida e a história de muitos dos seus educadores e educadoras que construíram a “Terra que ensinou a Paraíba a ler”. Cajazeiras, conta com mais este importante capítulo da sua história no campo da  Educação.

Familiares e amigos estiveram presentes e comemoraram a aprovação do doutorado de Damião Fernandes

PROFESSOR E ESCRITOR

O professor Damião Fernandes, graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC), professor de Filosofia da Rede Estadual de ensino e professor de ensino Religioso do Sistema Municipal de Educação de Cajazeiras. É Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Escritor, lançando em 2014 o seu primeiro livro: COISAS COMUNS: o sagrado que abriga dentro, pela editora Penalux; “O Demônio de cada um” em 2016 e O Ensino de Filosofia na Escola – Fundamentos e Desafios em 2017.

MARIA FERNANDA MARABELLO: educadora religiosa e seus práticas educativas para o ”saber fazer” e o ”saber ser” (1977-1991)

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: