Após laje desabar e matar criança, prefeitura vai avaliar risco na estrutura de escolas
Laje de fosso desabou quando crianças brincava sobre estrutura em uma delas morreu.
prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, afirmou na tarde desta quarta-feira (23) que a prefeitura, junto com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), vai avaliar se as unidades de educação da capital cearense têm riscos estruturais. Foi decretado um luto oficial de três dias.
O anúncio foi feito horas após o acidente que vitimou Hanna Evelyn, de 4 anos, em uma creche em Fortaleza. Ela brincava com três colegas sobre a laje de uma fossa; a estrutura desabou com o peso das crianças.
“Nós já havíamos tomado dentro da prefeitura a decisão da análise de risco estrutural, fizemos mais de 330 intervenções físicas em escolas, mas a gravidade do fato nos impõe que a gente responda com muito mais velocidade, com muito mais foco na avaliação de risco de todos os equipamentos da educação municipal para garantir tranquilidade a estudantes, pais e professores também.”
Prefeitura e Crea vão vistoria se há riscos estruturais nas escolas de Fortaleza
Conforme o prefeito, o Centro Educacional Infantil Professora Laís Sousa Vieira Nobre será temporariamente fechado para análise de riscos. Os alunos matriculados na unidade serão remanejados para outras creches.
Roberto Cláudio também lamentou a morte da criança e disse que presta assistência às famílias das vítimas. “Hoje é um dia certamente muito triste em Fortaleza. Ocorreu uma tragédia.”
Uma criança foi retirada do local ainda antes de cair na fossa; duas foram resgatadas após a queda e quarta aluna, Hanna Evelyn, morreu no local. As três crianças estão em casa e sem ferimentos graves.
“Elas agora vão receber acompanhamento psicológico, a Secretaria da Educação já providencia essa assistência, é normal que haja um trauma após esse tipo de acidente”, disse Roberto Cláudio.
Ainda não há informação sobre se houve ou não omissão com as crianças ou se o risco de desabamento da estrutura era de conhecimento dos servidores. “Aguardamos um laudo para saber essas informações. Qualquer informação sobre isso nesse momento é precipitada”, afirmou Roberto Cláudio.
Certificado de segurança
A creche funcionava em um local alugado pela Prefeitura de Fortaleza. Conforme o Roberto Cláudio, um documento que certificava a segurança do local foi emitido em 2017.
“Vamos avaliar com a perícia as circunstâncias em que a revisão de segurança foi feita. Esse laudo deve sair em quatro semanas”, afirmou o prefeito.
Fonte: G1 - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/prefeitura-vai-avaliar-risco-na-estrutura-de-escolas-apos-morte-de-crianca-em-fortaleza.ghtml
Leia mais notícias no www.ceara1.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário