header top bar

section content

Petrobras fará testes para perfuração de poços no Sertão da Paraíba

O anúncio foi feito na tarde dessa terça-feira (26), por dirigentes da estatal, durante um seminário, em João Pessoa.

Por

27/10/2010 às 00h56

A Petrobrás vai começar, a partir de dezembro deste ano, a perfurar um poço na Bacia do Rio do Peixe, no alto sertão da Paraíba. Estudos preliminares mostraram a presença de petróleo de boa qualidade nessa área. A intenção é perfurar cerca de 800 metros para novos fazer exames e analisar se a quantidade existente compensa o investimento da exploração. Se o resultado desses exames for favorável, outros três poços serão feitos no local.

O anúncio foi feito na tarde dessa terça-feira (26), por dirigentes da estatal, durante um seminário, em João Pessoa. O governador em exercício, Ricardo Marcelo, participou do evento. Ele afirmou que o governo irá reestruturar a malha ferroviária para ajudar a escoação de petróleo e recursos minerais.

O Seminário do pré-sal e investimentos da Petrobrás no Nordeste e na Paraíba ocorreu no Hotel Caiçara, em Tambaú. O gerente de Exploração e Produção Norte- Nordeste da Petrobrás, Christovam Penteado, explicou que novos estudos serão feitos para verificar se a Bacia do Rio do Peixe oferece condições de ser explorada comercialmente. “O primeiro passo é fazer o poço e avaliar as rochas encontradas. Para que haja viabilidade de exploração, temos que encontrar rochas geradoras, acumulativas e sedantes”, detalhou.

Ricardo Marcelo garantiu que o Estado dará apoio nas ações da Petrobrás. “O governo vai reestruturar a ferroviária, a tornando um braço da Transnordestina, para escoar não apenas o petróleo, mas também recursos minerais e agrícolas. Assim, iremos colocar a Paraíba em pé de igualdade para competir com outros Estados”, declarou.

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Osman Cartaxo, completou que o governo pretende investir cerca de R$ 2 milhões em estudos na Bacia do Rio do Peixe.

Sobre a Bacia do Rio do Peixe
A Bacia do Rio do Peixe, localizada no centro-oeste do Estado, é formada por três outras bacias menores: Souza, Brejo das Freiras e Pombal. Ao todo, ela ocupa uma área de 1.250 quilômetros quadrados. A Petrobrás começou a fazer estudos nesse local em 2008, quando adquiriu um bloco exploratório na região.

Segundo o gerente da estatal, Christovam Penteado, cerca de R$ 17 milhões já foram investidos em estudos no local. Levantamentos sísmicos mostraram que há petróleo de boa qualidade na bacia. Resta saber se a qualidade é viável para a comercialização. Por isso, os pesquisadores irão fazer os poços para executar novas análises.

“Dependendo do resultado do primeiro poço, outras três perfurações serão feitas. Se a quantidade do petróleo encontrada for compatível comercialmente, o trabalho entra numa nova fase: a empresa vai instalar escritórios , trazer novas máquinas e iniciar a exploração do recurso natural da Bacia do Rio do Peixe. Mas tudo isso vai depender desses primeiros exames”, ressaltou.

A previsão dos especialistas é que a sonda perfuradora que será usada para abrir um poço de 800 metros chegue à Paraíba até o final de novembro. O equipamento está sendo usado em outras obras da Petrobrás no Rio Grande do Norte. Com a chegada da máquina, o poço começará a ser feito. À medida que as rochas sejam recolhidas, serão analisadas. O resultado desses exames deve ser conhecido dentro de 30 dias, após a coleta.

DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: