header top bar

section content

Golpe do baú pode ter derrubado banco de Silvio Santos

Diretores podem ter inflado os lucros da empresa para ganhar mais grana em bônus

Por

11/11/2010 às 10h06

A principal hipótese para o rombo do Banco Panamericano, que foi coberto com um aporte de R$ 2,5 bilhões que virá do FGC (Fundo Garantidor dos Bancos), é uma suposta fraude nos resultados da empresa para melhorar os bônus que os executivos recebem no fim do ano.

O "golpe do baú" na instituição financeira do grupo Silvio Santos, segundo especialistas ouvidos pelo R7, teria sido a causa da demissão de toda a diretoria antiga e a contratação de novos profissionais.

O especialista em gestão de fraudes e diretor da consultoria B2 – Business Brain, Wagner Bronze Damiani, afirma que já viu esse tipo de prática acontecer em outras empresas e em outros setores da economia.

– Quando eu li isso hoje nos jornais, imaginei que era uma hipótese bem razoável. Sou professor no Brasil e nos Estados Unidos. Não há uma regulamentação bancária tão forte nos EUA como há no Brasil, mas, por outro lado, o [sistema] jurídico deles é muito bom e [lá] vai todo mundo para cadeia. Muitas vezes, a pessoa faz [as fraudes] no Brasil, mas ela só recebe umas “palmadas na mão”. As pessoas aprontam porque não têm tanto medo da punição.

João Ildebrando Bocchi, economista e professor de economia brasileira da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), concorda que a possibilidade de fraude para ampliar os lucros dos executivos é plausível.

Do R7

Tags:
Recomendado pelo Google: