Veja cinco dicas para aproveitar bem o 13°
A grana extra é sempre bem vinda, principalmente com a proximidade do final do ano, quando os gastos sempre aumentam um pouco mais.
"Qual é o destino principal de seu 13º salário?". A enquete, preparada pelo InfoMoney, revelou após 15 dias que, para 47,18% dos internautas, os investimentos serão o principal destino do abono de Natal, cujo prazo para o pagamento da primeira parcela termina nesta terça-feira.
Na segunda posição aparece o pagamento de dívidas (20,74%), seguido pela poupança para arcar com as despesas do início do ano (18,74%).
De acordo com pesquisa da GfK, dos brasileiros que receberão do 13º salário este ano, 20% do montante recebido deve ser destinado para investimentos. Segundo o levantamento, a maior parte do benefício (42%) deve ir para o pagamento de dívidas.
A grana extra é sempre bem vinda, principalmente com a proximidade do final do ano, quando os gastos sempre aumentam um pouco mais. No entanto, para que o dinheiro a mais não passe de mocinho a vilão do seu orçamento, o ideal é seguir algumas dicas:
Pague primeiro as dívidas
Quem tem dívidas deve, em primeiro lugar, quitá-las, para fugir dos altos juros cobrados atualmente em certas modalidades de crédito. Opte por priorizar as dívidas mais caras e aquelas que podem causar a perda do bem ou o corte de serviço
Despesas de fim de ano
É importante reservar parte do abono de Natal para as despesas de início de ano, como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, dentre outros.
Invista no futuro
Aproveite também para "engordar" um pouco mais a sua reserva de emergência, para, depois, começar a investir, sempre de olho no futuro.
Pense em você também
Aproveite e relaxe para se presentear e presentear pessoas queridas. Afinal, você trabalhou o ano todo e merece esse agrado.
Use o bom senso
O cenário ideal seria que o dinheiro do 13º salário desse para seguir à risca todas as dicas da lista e ainda sobrasse. No entanto, como o ideal é diferente do real, vale usar o bom senso e priorizar determinadas obrigações. Divida o montante em partes e destine cada uma delas para um fim. Dessa forma, é possível diminuir as dívidas, pagar parte das contas, poupar um pouco e ainda pensar em você.
Do MSN
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário