header top bar

section content

VÍDEO: Movimento coletivo lança em Cajazeiras agenda de desenvolvimento sustentável dos próximos 10 anos

Agenda Líder Alto Sertão Paraibano 2033 foi lançada pelo Movimento Sertanejo Líder (MOVI) junto com o Sebrae da Paraíba com presenças de prefeitos, gestores municipais, empresários e políticos

Por Diário do Sertão com Sebrae-PB

02/05/2024 às 17h01 • atualizado em 02/05/2024 às 17h12

Incentivar o desenvolvimento sustentável e transformar o Alto Sertão paraibano em um ambiente promissor, a partir da potencialização das suas vocações e soluções inovadoras que aliem desenvolvimento social, econômico e sustentabilidade ambiental. Essa é a proposta da Agenda Líder Alto Sertão Paraibano 2033, lançada pelo Movimento Sertanejo Líder (MOVI) e Sebrae/PB, nesta terça-feira (30), na cidade de Cajazeiras.

Projetada a partir da sensibilização e mobilização de lideranças da região, a partir de uma metodologia disponibilizada pelo Sebrae, a agenda tem o objetivo de apresentar soluções, propor iniciativas de fomento à economia e gerar o desenvolvimento do empreendedorismo de forma sustentável.

Ao enfatizar o trabalho coletivo de construção da agenda, o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, disse que a proposta precisa ser abraçada pela sociedade da região. “Cajazeiras consegue sair na frente das diversas regiões. E a gente vê que são movimentos dessa natureza que fazem com que as transformações realmente ocorram de forma concreta. É um conjunto de pessoas dos diversos segmentos que compõem a sociedade, ou seja, você junta o poder público, a iniciativa privada e a sociedade”, disse.

Movimento Sertanejo Líder (MOVI) em Cajazeiras (Foto: Fernanda Layse/Diário do Sertão)

Para que a agenda fosse consolidada, o Sebrae/PB promoveu, ao longo de 2023, oito encontros com capacitações e a participação de atores dos quinze municípios que compõem a região metropolitana de Cajazeiras. Com base no estudo de indicadores e com a realização de um amplo debate envolvendo o grupo, foram delineados três eixos estratégicos de atuação. São eles: inovação e tecnologia, negócios (que se desmembra em indústria, inclusão produtiva e turismo) e agronegócios, tendo a sustentabilidade ambiental e a educação como eixos transversais.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cajazeiras, Alexandre Costa, destaca que a oficialização da agenda é a prova de que o projeto está consolidado e não dará passos para trás. “É um projeto a longo prazo, mas em cima de premissas e pilares e eixos perfeitamente factíveis. Nós não estamos com propostas mirabolantes, nós demonstramos nesse projeto que temos como fazer um desenvolvimento sustentável no Alto Sertão a partir das nossas potencialidades”, frisou.

Além de destacar ações prioritárias, considerando o desenvolvimento da região numa perspectiva de crescimento para os próximos dez anos, a agenda estabelece um plano de ação inspirado na governança regional e colaborativa. Também foi apresentado ao público as ações que serão implementadas para o alcance dos objetivos e das metas, considerando o propósito da integração da região para o fortalecimento de suas potencialidades.

Agenda Líder Alto Sertão Paraibano 2033 em Cajazeiras (Foto: Fernanda Layse/Diário do Sertão)

Os macros-objetivos, inseridos na agenda, se destacam através de ações como: a promoção da industrialização inclusiva e sustentável da região, atuação sistemática no processo de inclusão social a partir da empregabilidade, desenvolvimento de um ecossistema regional de inovação e empreendedorismo, além da potencialização das atividades agrícola e pecuária no perímetro irrigado pelas águas do Rio São Francisco, e fortalecimento da vocação educacional envolvendo projetos com foco na educação empreendedora, entre outros pontos.

O evento, que aconteceu no auditório do SEST/SENAT, também contou com as presenças de prefeitos, gestores municipais, empresários e políticos, a exemplo dos deputados estaduais Chico Mendes (PSB) e Júnior Araújo (PSB), ambos com forte atuação em Cajazeiras e no Alto Sertão do Estado. Júnior salientou o fortalecimento coletivo com a agenda.

“Saio daqui hoje muito feliz com o que a gente pôde presenciar e com a certeza de que essa junção de forças nesse movimento apolítico é extremamente compromissada com todos os segmentos da nossa região”,  avaliou Júnior.

Chico Mendes, por sua vez, prevê que nos próximos dez anos a agenda vai possibilitar desenvolvimento sustentável na região. “É um movimento sertanejo feito por pessoas do povo envolvendo os quinzes municípios da região polarizada por Cajazeiras (…). Políticas importantes para que possamos, nesses próximos dez anos, alcançar um desenvolvimento sustentável que melhora a vida das pessoas”, enfatizou Mendes.

A valorização da cultura e da educação no evento ficou por conta da apresentação das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura de Monte Horebe.

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: