VÍDEO: Elba Ramalho destaca a importância da preservação cultural nordestina no São João em Campina Grande
"Você negar a sanfona do Gonzaga em uma festa de São João, vocês está negando a você mesmo", afirmou a cantora
Durante show na Vila Sítio São João, no último sábado (21), a cantora Elba Ramalho destacou a relevância de preservar as raízes culturais nordestinas.
Em entrevista ao Paraíba Online, a artista, natural de Conceição, no Vale do Piancó, abordou a necessidade de valorizar a identidade regional e a importância de elementos tradicionais nas festividades juninas.
Elba compartilhou sua perspectiva sobre a experiência de ser nordestina em outros contextos. “É preciso ter orgulho de ser nordestino. O que eu lutei, gente, eu estou no Rio há 40 e tantos anos lutando por ser nordestina, brigando para ser nordestina”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Ela ressaltou que a descaracterização de aspectos culturais, como a ausência da sanfona de Luiz Gonzaga em festas de São João, pode representar um afastamento da própria identidade.
“O que eu ouvi, eu já passei por muita tribulação, já superei com altruísmo muito preconceito. Então é impossível chegar no Nordeste, eu não concebo isso, e vê que o nordestino está descaracterizando a si próprio. Você negar a sanfona do Gonzaga em uma festa de São João, vocês está negando a você mesmo. Então, vamos lutar, ter amor pelo que a gente é”, disse.
A cantora também fez menção a uma declaração de Flávio José, que expressou esperança na continuidade da cultura nordestina.
“Eu vi Flávio José no palco dizendo isso no show dele, todo mundo cantando e ele falou ‘estou com esperança que o Nordeste sobreviva’, eu digo a mesma coisa”, relatou Elba Ramalho.
Ela enfatizou que o forró, para ela, é um pilar da história e da identidade regional. Embora reconheça a existência de influências externas, a artista reforça que a essência do São João permanece intrinsecamente ligada ao Nordeste.
“É muito importante, eu gosto de forró, forró é isso, isso é minha história, não é a história de ninguém mais do Brasil. O resto que vem por fora, por uma questão comercial, de marketing, é bom também porque no céu uma estrela, mas é muito bom a gente sentir que o povo tem orgulho dessa festa porque essa festa é nordestina”, ressaltou.
SHOW DIÁRIO
Leia mais notícias no www.showdiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário