header top bar

section content

Filme paraibano vence 1º lugar do Nordeste em concurso da TV Câmara “Pelo Fim da Violência contra a Mulher”

O filme Céu da diretora Valtyennya Pires foi produzido em Santa Luzia, região de Patos, e retrata a importância e o legado da louceira Maria do Céu, vítima de feminicídio em 2013

Por DIÁRIO DO SERTÃO com Agência Câmara de Notícias

27/10/2024 às 15h52

Céu filme (Foto: Divulgação/ Instagram)

O filme paraibano Céu da diretora Valtyennya Pires, produzido na cidade de Santa Luzia no Sertão da Paraíba, foi um dos grandes vencedores do Concurso de Obras Audiovisuais “Pelo Fim da Violência contra a Mulher” da TV Câmara, em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

Céu ficou em primeiro lugar da região Nordeste. O filme é um documentário que retrata a importância e o legado da louceira Maria do Céu, vítima de feminicídio em 2013, para a continuidade da cultura centenária de produção de louças na Comunidade Quilombola Serra do Talhado Urbano em Santa Luzia, na região de Patos.

Imagens do filme Céu (Foto: Divulgação/ Instagram)

O resultado do concurso foi divulgado na última sexta-feira (25). O concurso avaliou vídeos documentais ou ficcionais que retratassem os diferentes tipos de violências sofridas pelas mulheres, como doméstica, violência política, sexual, patrimonial, moral, obstétrica e psicológica, com o objetivo de incentivar a discussão sobre a violência contra a mulher entre diferentes comunidades e grupos sociais.

Ao todo, foram 44 vídeos inscritos, 31 com inscrição deferida, de todas as regiões brasileiras. Todos foram submetidos à avaliação de um júri composto por cinco integrantes da TV Câmara e da Secretaria da Mulher, que considerou diversos critérios técnicos, como roteiro, direção, áudio, vídeo, adequação ao tema e à programação da emissora.

Imagens do filme Céu (Foto: Divulgação/ Instagram)

Confira a lista com os vencedores de cada região do Brasil:

Região Norte

A pior dor que há

Direção: Ana Clara Miranda Lucena

Cidade do principal produtor: Palmas (TO)

Ano: 2024

Região Nordeste

Céu

Direção: Valtyennya Campos Pires

Cidade do principal produtor: Serra Redonda (PB)

Ano: 2020

Região Centro-Oeste

A bicicleta

Direção: Milena Ribeiro

Cidade do principal produtor: Goiânia (GO)

Ano: 2019

Região Sudeste

Firmina

Direção: Izah Neiva

Cidade do principal produtor: Guarulhos (SP)

Ano: 2023

Região Sul

Era uma vez uma princesa

Direção: Lisiane Cohen

Cidade do principal produtor: Porto Alegre (RS)

Ano: 2021

A cerimônia de premiação será em dezembro, em data a ser marcada. Cada obra audiovisual vencedora receberá R$ 10 mil pela concessão do direito de transmissão pela TV Câmara e demais plataformas oficiais de comunicação da Câmara dos Deputados.

DIÁRIO DO SERTÃO com Agência Câmara de Notícias

Recomendado pelo Google: