header top bar

section content

VÍDEO: Data em que Cajazeiras celebra 161 anos é o Dia do Folclore; conheça a lenda da menina do cemitério

Para quem não sabe, a cidade de Cajazeiras tem as suas lendas populares e urbanas. Provavelmente, a principal delas é a lenda da menina que virou cobra no "Cemitério Velho"

Por Luis Fernando Mifô

22/08/2024 às 17h42

Cajazeiras celebra 161 anos nesta quinta-feira (22), data que coincide com o Dia Mundial do Folclore, uma referência ao termo “folklore”, cunhado pelo escritor inglês William John Thoms para designar as expressões culturais de um povo. No Brasil, essa data comemorativa foi oficializada em 1965 para valorizar a identidade e as manifestações populares, sendo marcada por danças, festas e principalmente lendas.

Para quem não sabe, o município de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, tem as suas lendas populares e urbanas. Provavelmente, a principal delas é a lenda da menina que virou cobra no “Cemitério Velho”.

Reza a lenda, que existe um túmulo no Cemitério Coração de Maria, conhecido como “Cemitério Velho”, onde estaria sepultada uma criança que teria morrido após ter mostrado a língua para a mãe num gesto de má criação. Como castigo divino, a menina teria se transformado em numa serpente logo após ter sido enterrada. A história foi passada oralmente de geração a geração e ainda hoje alimenta a curiosidade de muita gente.

Nos dias de finado, costumava-se dizer que era possível escutar o barulho da serpente se mexendo dentro do túmulo.  No entanto, um antigo cuidados do campo santo disse que o barulho eram apenas correntes de proteção de outro túmulo. Entre mitos e supostas verdades, a velha lenda serviu para dar muito susto na criançada.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: