header top bar

section content

VÍDEO: NEC de Cajazeiras está às vésperas de completar 100 anos e ganha projeto de reforma e ampliação

O projeto 'VIVA O NEC' trata da reforma e ampliação do prédio onde funciona o Núcleo de Extensão Cultural (NEC) da Universidade Federal de Campina Grande no centro de Cajazeiras

Por Caliel Conradho

22/09/2021 às 17h02 • atualizado em 22/09/2021 às 17h16

O arquiteto e urbanista, Filipe Mangueira apresentou nesta terça-feira (21), durante sua participação no Diário News, o projeto ‘VIVA O NEC’, que trata da reforma e ampliação do prédio onde funciona o Núcleo de Extensão Cultural (NEC) da Universidade Federal de Campina Grande no centro de Cajazeiras.

Filipe explica que a iniciativa partiu de um laço afetivo com o local. Na sua adolescência, ele e sua irmã participaram, respectivamente, de aulas de karatê e balé no NEC.

Para ele, o Núcleo de Extensão Cultural é um espaço de relevância histórica para a cidade e merece ser mais respeitado e valorizado, principalmente devido o NEC está prestes a completar 100 anos de sua construção.

Projeto ‘VIVA O NEC’. Foto: Divulgação

“O meu projeto surgiu devido, às portas do seu centenário, investigar possibilidades de como este espaço pode reunir ainda mais a comunidade local, interagir ainda mais com toda a gama de pessoas que circulam por aquela região e aproximar as pessoas” colocou Filipe.

Segundo o arquiteto, o prédio da antiga estação de trem, hoje Núcleo de Extensão Cultural (NEC), possui uma série de entraves no sentido paisagístico e patrimonial, a exemplo do crescimento das edificações no entorno do prédio que desconsideraram a importância histórica do NEC.

VEJA TAMBÉM

Cajazeiras e Sousa deixam rivalidades de lado e se unem para conquistar a reitoria do IF Sertão

Questionado se o atual reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Dr. Antônio Fernandes, já teve conhecimento do seu projeto, Filipe esclarece:

“Eu concluí o projeto no ano passado, bem no início da pandemia, então eu decidi retardar a apresentação do projeto ao reitor. Eu decidi esperar um pouco mais, porém, a partir desse momento, estou trazendo-o para a discussão”.

Projeto ‘VIVA O NEC’. Foto: Divulgação

Na participação no Diário News, Filipe Mangueira apresenta detalhes do seu projeto de revitalização do NEC.

CLIQUE NO LINK E VEJA O PROJETO DE FORMA DETALHADA

https://issuu.com/filipegonzales/docs/volume_final_tcc_filipe_mangueira_comp

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: