header top bar

section content

VÍDEO: Programa de microcrédito Prospera Santander conquista público pela praticidade e suporte especial

O Prospera é uma plataforma de microfinanças do Santander criada para apoiar os empreendedores formais ou informais, desenvolvida para atender pequenos comerciantes, profissionais autônomos e pessoas que trabalham por conta própria

Por Luis Fernando Mifô

23/10/2025 às 18h40 • atualizado em 23/10/2025 às 18h50

Na realidade brasileira, milhares de pessoas enfrentam o desafio do desemprego ou lutam com rendas insuficientes para sustentar suas famílias. Para muitos, o empreendedorismo não é uma escolha, mas uma necessidade. São trabalhadores que, na falta de oportunidades formais, encontram no próprio esforço e criatividade uma forma de gerar renda e sustentar seus lares.

É neste cenário que o Prospera Santander surge como uma possibilidade diferente para milhares de microempreendedores em todo o país. Trata-se de um programa de microcrédito que vai muito além do simples empréstimo, oferecendo suporte especial para o crescimento dos negócios.

No programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, a head comercial Raquel Zelinda e o head sênior Fernando da Hora esclareceram as principais dúvidas sobre o programa. Fernando explicou por que o Prospera Santander é diferente de outros programas de microcrédito convencionais.


Para saber mais sobre o Prospera Santander, CLIQUE AQUI


“Nosso diferencial é não só prover os fundos, mas também desenvolver uma oferta de valor que permita a inclusão consciente dos nossos clientes. É um público que muitas vezes é mais vulnerável e que precisa não só do crédito, mas também da orientação financeira. Aqui você encontra cursos de formação, encontra pessoas que estão nas casas ou nos empreendimentos dos clientes para poder, de alguma maneira, apoiá-los e fazer com que esse negócio prospere da maneira correta, sem endividar o cliente, ajudando ele a vender mais, preservando rentabilidade e, mais do que isso, fazendo com que o negócio possa avançar no tempo”, disse Fernando.

O Prospera é uma plataforma de microfinanças criada para apoiar os empreendedores formais ou informais. Foi especialmente desenvolvida para atender microempreendedores, pequenos comerciantes, profissionais autônomos e pessoas que trabalham por conta própria e buscam desenvolver seus negócios, mas enfrentam barreiras no acesso ao crédito tradicional.

Raquel Zelinda enfatiza que, mais do que uma simples linha de crédito, o programa representa um ecossistema completo de suporte ao empreendedorismo, combinando recursos financeiros com educação empreendedora e suporte técnico.

“Nós trabalhamos com crédito na pessoa física. Então, não necessariamente precisa ter empresa formalizada. O sacoleiro, o vendedor de picolé, o padeiro, a cabeleireira, o borracheiro, até o cara que tem uma empresa formalizada, a gente tem como atender toda essa gama de empresários, microempresários e os informais com crédito rápido, liberação em até uma hora, tudo isso feito no comércio do cliente”, explica a head comercial.

Equipe do Banco Santander foi recebida nos estúdios do programa Olho Vivo, da TV e Rede Diário do Sertão, pelo apresentador José Dias Neto (à direita) – Foto: Diário do Sertão

Como funciona o Prospera?

O programa foi pensado para ser simples, acessível e sem burocracias. Os microcréditos do Próspera podem ser contratados com condições especialmente criadas para atender às necessidades de pequenos empreendedores. As principais características incluem:

  •  Valores de empréstimo adaptados à realidade dos pequenos negócios: com linhas de crédito que podem variar de acordo com o perfil do empreendedor e suas necessidades específicas, os valores dos empréstimos partem de R$ 500 até R$ 60.000, podendo ser pagos em até 24 parcelas, com carência de até 60 dias para o pagamento da primeira parcela.
  • Mas atenção: as condições do contrato, valores e prazos estão sujeitos a análise para aprovação.
  • Taxas de juros atrativas para microempreendedores: essa estratégia visa facilitar o acesso ao crédito e reduzir o peso financeiro para quem está começando ou expandindo seu negócio.
  • Processo de contratação simplificado: os empreendedores podem solicitar a visita de um especialista no negócio para uma avalição (agende sua visita). A concessão do microcrédito tem como base o Levantamento Sócio Econômico (LSE), com atendimento e características do negócio e coleta das informações financeiras para identificar a necessidade de crédito de cada empreendedor, respeitando sua capacidade de pagamento. A proposta é cadastrada no App Prospera via Tablet e a jornada é totalmente digital.

Para quem é o Prospera?

1. Microempreendedores que buscam investir no crescimento do negócio;

2. Pequenos comerciantes formais ou informais com necessidade de capital de giro;

3. Autônomos que precisam de recursos para comprar equipamentos ou expandir seus serviços;

4. Empreendedores de comunidades e regiões com menor acesso a crédito tradicional.

5. Pessoas que trabalham por conta própria;

6. Maiores de 18 anos que possuem no mínimo de 6 meses de atividade e que residam nos municípios de atendimento do Prospera;

7. Microempreendedores MEIs, sendo o crédito no CPF.

Como contatar o microcrédito Prospera?

A contratação do Próspera é um processo simples e completamente digital. Para ser elegível, o empreendedor precisa atender a alguns requisitos básicos:

• Ser maior de 18 anos;
• Possuir CPF regular;
• Ter um negócio que possui no mínimo 6 meses de atividade.

Os passos para contratação incluem:

1. Visita do Especialista do Cliente no negócio do cliente;
2. Preenchimento das informações no App Prospera via Tablet do Especialista;
3. Documentação e assinatura digital;
4. Se aprovado desembolso na conta corrente do cliente (também no CPF).


Para saber mais sobre o Prospera Santander, CLIQUE AQUI


PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: