header top bar

section content

VÍDEO: “Praticamente fechado”, diz presidente da CDL sobre comércio de Cajazeiras no Dia dos Comerciários

Alexandre Costa disse quais profissionais têm direito à folga e alertou empresários quanto a multas em casos de infringir normas

Por Luiz Adriano

17/07/2025 às 17h18 • atualizado em 17/07/2025 às 17h19

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cajazeiras, o engenheiro Alexandre Costa, explicou ao vivo no programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, como será o funcionamento do comércio na próxima segunda-feira, dia 21 de julho, data em que será comemorado o Dia dos Comerciários na cidade.

De acordo com Alexandre, o feriado, que acontece na terceira segunda-feira do mês de julho, está previsto na Convenção Coletiva de Trabalho do Comércio e Serviços de Cajazeiras e Região 2024/2025, fruto de acordo firmado entre o Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de Cajazeiras (Sindibens) e o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Cajazeiras e Região (SINTRACS).

“Dia 21 o comércio de Cajazeiras, praticamente, vai estar fechado. O comerciário está dispensado por força de um acordo coletivo entre os sindicatos e o comércio”, afirmou o presidente da CDL.

Quem tem direito ao feriado?

Segundo Alexandre, o feriado é específico para os comerciários com carteira assinada que trabalham em Cajazeiras. Empresas familiares podem abrir, desde que não utilizem funcionários comerciários no dia, mantendo apenas os sócios ou familiares no atendimento.

“Isso não impede que uma empresa com composição societária familiar funcione, como esposa, marido ou filho. Quem não pode trabalhar é o comerciário que está dispensado por força do acordo coletivo”, destacou.

Divulgação/CDL-Cajazeiras

Outros setores não param

Atividades fora do comércio, como bancos e demais categorias profissionais, não estão incluídas no feriado e podem funcionar normalmente no dia 21.

No caso de academias, o presidente da CDL explicou que a dispensa se aplica apenas se houver empregados enquadrados como comerciários com carteira assinada, caso contrário, podem funcionar sem restrição.

Empresários devem cumprir a norma

Alexandre Costa reforçou a importância do fiel cumprimento do acordo coletivo, orientando os empresários a dispensarem seus funcionários comerciários neste dia, para evitar multas e possíveis ações trabalhistas.

“Caso as empresas não cumpram as normas, os empresários ficam sujeitos a multas”, alertou.

Dúvidas podem ser esclarecidas junto aos sindicatos

O presidente da CDL orienta que empresários ou comerciários que tenham dúvidas sobre o funcionamento do feriado procurem o Sintracs para obter esclarecimentos detalhados e evitar transtornos no dia do feriado. Os contatos são: ‎(83) 99121-7575 ou (83) 99199-1402.

O Dia dos Comerciários é um momento de valorização e lazer para os trabalhadores do comércio, sendo respeitado em Cajazeiras como fruto do diálogo entre sindicatos e empresários, garantindo direitos trabalhistas e a boa relação entre patrões e empregados.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: