VÍDEO: Em coluna semanal, advogado explica alguns dos princípios que regem os contratos empresariais
O advogado Gil Santos destaca aos aspectos importantes que precisam ser observados antes da empresa assinar qualquer contrato
Na coluna semanal Diário Empresarial desta segunda-feira (16), o advogado Gil Santos explicou quais são os princípios que regem um contrato empresarial.
Ele ressalta que é um assunto importante, mas que chega a ser desprezado pela maioria das empresas. Gil diz que o contrato empresarial se refere a contratos entre empresas, como por exemplo, entre fornecedor e comerciante, de aquisição de maquinário, entre outros.
“O primeiro aspecto que nós tratamos quando falamos de contratos empresariais é exatamente essa diferença. É claro que existe alguns princípios que devem ser observados, tanto para quem elabora esses contratos, como também, para quem vai em algum momento assinar um contrato desse”, falou.
LEIA TAMBÉM:
Gil explicou que existem vários princípios contratuais regulamentados no Código Civil Brasileiro e destacou a importância de observa-los.
“Um ponto importante de observar é que um contrato, ele possui, tanto uma prestação como uma contraprestação. Então, é necessário que aja esse equilíbrio entre prestação e contraprestação”, afirma.
Ele fala ainda, sobre o princípio da autonomia privada. “Todo contrato empresarial precisa ter uma função social e também a chamada boa-fé objetiva. Se esses princípios não forem observados esse contrato ele pode ser, eventualmente, anulado em uma ação declaratória”, disse.
O advogado explicou também, o que deve ser observado antes de assinar qualquer contrato. “Antes de você assinar qualquer contrato, principalmente em se tratando de empresa, você precisa ter um corpo jurídico que faça a análise desse contrato antes de você fazer a assinatura”.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário