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Como são fabricados os pneus de carros

Hoje em dia, todo o processo de fabricação de um pneu vai muito além de uma simples prensagem de borracha em um formato específico para o tamanho de cada roda.

Por Matheus Bertoluci - Conteúdo Patrocinado

25/04/2020 às 20h36 • atualizado em 25/04/2020 às 20h52

Como são fabricados os pneus de carros

Os pneus de carros e veículos como um todo são uma das partes mais essenciais para que o motorista esteja extremamente seguro ao dirigir, já que é este componente que faz o contato direto do automóvel com o chão. Por isso, é sempre bom estar atento a qualidade dos pneus comprados e, também, em como é feita a sua produção. Sendo assim, confira agora como são fabricados os pneus de carros?

Como são fabricados os pneus de carro?
Hoje em dia, todo o processo de fabricação de um pneu vai muito além de uma simples prensagem de borracha em um formato específico para o tamanho de cada roda. Isso porque um tipo especial de borracha costuma ser utilizado no produto atualmente, uma grande mistura de borracha natural, sintética e, também, de “negro de fumo”, um derivado de petróleo que contribui para a resistência da mistura.

Além disso, há outras camadas formadas por outros materiais que ajudam a compor um pneu, como por exemplo, náilon, aço e poliéster.

Esta mistura permite que os fabricantes produzam seis diferentes componentes, os quais acabam sendo usados para compor cada uma das partes dos pneus, que são fabricadas de maneira separada. Prensas e tambores são utilizados pelas indústria para que tudo isso se junte, resultando em um barril de borracha que ainda precisa passar pela vulcanização para estar quase completo.

Por último, a peça produzida é prensada mais uma vez, em uma temperatura obrigatoriamente acima de 200ºC. Só então que os pneus acabam sendo moldados de acordo com o gosto e design desejado. Vale destacar, também, que existem muitos modelos de pneus, cada um com sua estética, tamanho e funcionalidade.

Como já citado anteriormente, 6 camadas diferentes, compostas por diversos materiais, ajudam a compor um pneu completo. Confira estas camadas logo abaixo:

Antes de iniciar explicando o processo de construção do pneu, é importante ressaltar que este guia foi escrito com base no site da Pirelli, uma das melhores marcas de pneu do Brasil.

Lona de Corpo
Esta camada faz com que pneu possa suportar todo o peso proveniente da carroceria do carro. Para isso, ela é composta por uma mistura elástica, feita a partir de borracha, náilon e, também, poliéster.

Parede Lateral
Estas são compostas exclusivamente de borracha, agindo como um elemento que liga a roda do carro a parte do pneu que está em contato com o solo.

Capa de Rodagem
Uma das partes mais importantes do pneu, a capa de rodagem é a área do produto que acaba entrando e contato com o solo. Ela é formada por três diferentes tipos de borrachas, garantindo a tração do carro e, também, a durabilidade do pneu.

Lona Estabilizadora
Esta é responsável por dar a estabilidade para o pneu, sendo composta por pequenas placas de fios de aço, as quais são cortadas em alguns ângulos que evitam possíveis deslizes em pista.

Talões
Os talões são aros de aço que possuem uma camada de borracha ao seu redor, sendo a parte do pneu que tem contato com a roda.

Estanque
Esta é a parte interna do pneu, a qual é composta por muitas camadas de borracha, impedindo que o ar e a pressão do pneu acabem saindo.

Pneus Sustentáveis
É visível a utilização em massa de borracha, proveniente de petróleo, para o uso destes materiais não é mesmo. Diferente deles, os pneus sustentáveis, ou pneus verdes, utilizam óleo de laranja para a composição de seu material, o que faz com que ele seja menos agressivo ao meio ambiente e, ainda assim, ofereça um desempenho para quem está atrás do volante.

Esse tem sido um produto desenvolvido pelas melhores marcas do mercado, que entenderam que o público tem optado cada vez mais por produtos que são amigos do meio ambiente. E os resultados têm sido bastante satisfatórios.

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