header top bar

section content

Falta d’água se agrava na zona rural de Cajazeiras; população está preocupada

Os poços artesianos e pequenos açudes estão secando, o gado está ficando magro e os agricultores estão sendo obrigados a venderem a preços baixos seus pequenos rebanhos

Por

19/09/2010 às 07h43

A problemática da falta d’água tem se agravado de forma preocupante nos últimos dias na cidade de Cajazeiras. Segundo a secretária de agricultora do Município, Maria de Fátima de Freitas, (Dodô da Serragem), sua pasta recebe diariamente a presença de pequenos produtores rurais desesperados diante da situação dramática pela qual estão passando.

Os poços artesianos e pequenos açudes estão secando, o gado está ficando magro e os pequenos proprietários rurais estão sendo obrigados a venderem a preços baixos seus pequenos rebanhos, antes que morram de sede e fome.

“O programa de carros-pipa do Exército, com recursos da Defesa Civil Nacional não atende mais a demanda, pois a cada dia surgem novas solicitações de famílias que não têm mais onde pegar água”, disse Dodô da Serragem.

Descaso
A dona de casa Maria de Fátima lamentou que o carro-pipa do exército passa ao lado de sua casa, mas o motorista informou que só pode abastecer as comunidades autorizadas pelo Exército.

Abastecimento
Atualmente, 63 comunidades rurais estão sendo abastecidas por meio de carros-pipa, representando mais de 100 pontos de distribuição, entretanto mais de 50 famílias estão sem água.

“Para atender essas novas famílias é necessário fazer uma solicitação ao Exército que também está enfrentando dificuldades, diante da demanda crescente e esperar aprovação”, enfatizou a secretária.

DIÁRIO DO SERTÃO com Gazeta do Alto Piranhas

Tags:
Recomendado pelo Google: