VÍDEO: Corrinha se reúne com vereadores e reforçam apelo por solução hídrica no Açude de Boqueirão
Diante do agravamento do cenário no reservatório e da tensão vivida pelos ribeirinhos, pescadores e agricultores, a prefeita fez um apelo direto aos órgãos responsáveis
A prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino (PP), se pronunciou, nesta quarta-feira (26), sobre a crise hídrica no Açude Engenheiro Avidos e a situação dos ribeirinhos que protestam desde as primeiras horas da manhã bloqueando completamente o km 495 da BR-230, em Cajazeiras. A gestora se reuniu com vereadores do município para tratar do tema, que ela classificou como urgente e de extrema relevância para toda a região.
Corrinha destacou que a pauta da segurança hídrica do açude — responsável pelo abastecimento de Cajazeiras e cidades vizinhas — vem sendo trabalhada de forma conjunta entre Executivo, Legislativo e sociedade civil desde setembro.
“Desde o mês de setembro, já estivemos no DNOCS de Fortaleza, que representa todo o Nordeste. Os vereadores já estiveram no DNOCS de João Pessoa. Já buscamos todas as instâncias para solucionar a segurança hídrica do nosso açude”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Segundo a prefeita, diversas ações institucionais já foram realizadas: audiência pública na Câmara Municipal de Cajazeiras e uma sessão especial da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), realizada na própria cidade, ambas dedicadas exclusivamente ao tema.
Diante do agravamento do cenário no reservatório e da tensão vivida pelos ribeirinhos, pescadores e agricultores, Corrinha fez um apelo direto aos órgãos responsáveis.
“Nesse instante, o que nós pedimos, em nome dos ribeirinhos, em nome dos agricultores, de toda a população de Cajazeiras, é a desburocratização dessa situação junto aos órgãos competentes e responsáveis pela liberação das águas do nosso açude — que resolvam de forma definitiva. Apelamos ao DNOCS, à ANA, à AESA, a todos os órgãos competentes”, declarou.
A prefeita também reforçou o chamado para que representantes políticos, em todas as esferas, reforcem o diálogo e a pressão institucional.
“Clamamos a todos os políticos, a nível estadual e federal, para buscar a segurança hídrica da população de Cajazeiras e de toda a região. Água é vida! Nós não podemos viver sem a água do nosso Açude de Boqueirão de Piranhas”, disse.
Determinada a manter o debate ativo e cobrar respostas, Corrinha frisou que a gestão municipal continuará mobilizada.
“Nós vamos continuar lutando e queremos resolutividade dos órgãos competentes por essa causa justa e necessária da população de Cajazeiras e da região”, concluiu.
Protesto – De acordo com a PRF, até por volta das 16h55, tarde desta quarta-feira (26), o protesto permanecia no trecho da BR-230, causando bloqueios totais e longos congestionamentos.
Os ribeirinhos exigem providências diante da aceleração da perda de água no reservatório Boqueirão de Piranhas, em Cajazeiras.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.

Deixe seu comentário