header top bar

section content

VÍDEO: Cagepa trabalha para normalizar abastecimento de água em Santa Helena após série de problemas

Em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, o subgerente de manutenção de Água e Esgotos da Região de Cajazeiras, Albino Veras, detalhou o que motivou a instabilidade no sistema

Por Luiz Adriano

17/11/2025 às 18h00

A equipe da Cagepa segue atuando de forma intensiva para restabelecer por completo o abastecimento de água no município de Santa Helena, no Alto Sertão paraibano. Os trabalhos vêm sendo realizados ao longo dos 11 km de adutora que liga o Açude Lagoa do Arroz à Estação de Tratamento (ETA) local, após uma sequência de problemas técnicos que afetaram diretamente o fornecimento de água.

Em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, o subgerente de manutenção de Água e Esgotos da Região de Cajazeiras, Albino Veras, detalhou o que motivou a instabilidade no sistema e as ações adotadas nos últimos dias. Segundo ele, a situação vem persistindo há cerca de uma semana devido a problemas recorrentes na adutora.

“Semana passada tivemos vazamentos, as equipes de manutenção retiraram os vazamentos encontrados e o sistema voltou ao normal. Porém, no dia seguinte houve uma falta de energia elétrica na captação de Lagoa do Arroz, e com isso, ficaram sem água Santa Helena, São João do Rio do Peixe, Bom Jesus e também a zona norte de Cajazeiras”, explicou.

Albino acrescentou que, mesmo após o restabelecimento da energia, houve demora para que o sistema voltasse à vazão ideal, devido ao acúmulo de ar na tubulação. Para solucionar os danos, duas equipes de manutenção estão atuando desde a última quinta-feira (13), realizando substituições de ventosas e inspeções ao longo de toda a extensão da adutora.

“Trocaram cerca de 13 ventosas em todo o caminhamento, então a adutora começou a trabalhar normalmente. Entretanto, dentro dessas manutenções, localizamos um vazamento de grande proporção em uma área de difícil acesso. As equipes localizaram esse vazamento e de imediato retiraram no domingo. O sistema foi restabelecido e desde ontem funciona normalmente, com vazão total chegando na ETA de Santa Helena”, declarou.

Equipes da Cagepa trabalharam intensamente para solucionar falta d’água, em Santa Helena

Pontos altos da cidade – Mesmo com o restabelecimento da adutora, o abastecimento na área urbana ainda não é uniforme. Albino explicou que os pontos mais altos da cidade são os últimos a receber o fluxo normalizado.

“Acreditamos que até amanhã conseguiremos abastecer as partes altas de Santa Helena. Pedimos um pouco de paciência à população, entendemos os transtornos causados com a falta d’água, mas agora é uma questão de tempo para que toda a cidade tenha água normalmente”, concluiu.

A gestão municipal, na pessoa do prefeito João Cleber, informou que mantém contato direto com os setores da Cagepa acompanhando a situação e reforçou o pedido de compreensão aos moradores.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: