header top bar

section content

VÍDEO: Prefeito Helder quer resolver definitivamente o abastecimento d’água de Sousa, diz presidente da Câmara

A vereadora afirmou que o prefeito está com equipe trabalhando com estudos, buscando a resolução do problema. Ela relatou que, inclusive, há possibilidade de entrega do Daesa à Cagepa, caso não haja a viabilidade de contornar a situação

Por Luiz Adriano

12/11/2025 às 16h59 • atualizado em 12/11/2025 às 17h00

A presidente da Câmara de Vereadores de Sousa, Amanda Silveira (PSB), destacou em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, o empenho do prefeito Helder Carvalho (PSB) em buscar uma solução definitiva para o problema histórico do abastecimento de água na cidade.

Segundo Amanda, a falta d’água em Sousa é uma questão antiga que atravessa gestões. “O problema não é de hoje, são décadas”, disse a vereadora.

Ela ressaltou que o prefeito tem se dedicado intensamente para contornar a situação, adotando medidas estruturais e, em alguns casos, ações consideradas impopulares.

“O prefeito Helder Carvalho tem se desdobrado para tentar contornar essa problemática. Ele tem deixado muito claro que não está buscando paliativos, ele quer resolver em definitivo a situação — inclusive, com enfrentamentos que podem-se dizer que são impopulares, como a instalação de hidrômetros, que nunca nenhum político teve coragem de fazer, porque isso pode ter uma repercussão contrária”, destacou a vereadora.

Olhar humanizado – Amanda enfatizou que o prefeito tem sido sensível às condições sociais da população mais carente. “Porém, ele deixa sempre muito claro que as pessoas de baixo poder aquisitivo estarão sempre fora dessa cobrança da água, no limite dos metros cúbicos que está estabelecido na Lei que criou o Daesa”, explicou.

A vereadora explicou que a instalação dos hidrômetros tem ocorrido nas regiões mais nobres da cidade.

“A instalação de hidrômetros tem acontecido nas regiões mais nobres, pessoas que faziam muito consumo de água e pagavam apenas a taxa — e alguns nem a taxa pagavam. Isso são medidas que estão sendo utilizadas para melhorar o abastecimento da água, como também a instalação de estação de tratamento, como já aconteceu no Núcleo 3, e está em andamento a estação de tratamento do Núcleo 2”, detalhou.

Dificuldades – Amanda elogiou a postura firme do prefeito diante das dificuldades enfrentadas com órgãos estaduais. “O prefeito Helder tem encarado de frente essa problemática, inclusive se posicionando frente a muitos acontecimentos contra algumas liberações que não estão acontecendo pela Cagepa”, disse.

Ela afirmou ainda que Helder Carvalho vem atuando em defesa dos sousenses e avaliando alternativas para garantir a eficiência do sistema.

“Ele tem se posicionado sempre em defesa da população de Sousa, deixando claro que está com a equipe trabalhando com estudos para viabilidade — inclusive, possibilidade de entrega do Daesa à Cagepa, caso não haja a viabilidade de contornar isso.”

Carros-pipa – Amanda destacou que outras ações emergenciais estão em curso e demonstrou confiança na gestão. “Outras medidas estão sendo tomadas, como carros-pipa. A ETA do Núcleo 3 está funcionando, e a do Núcleo 2 está em fase de finalização. Tenho plena certeza que ele só precisa de mais um tempo e que essa problemática, de uma forma ou de outra, será resolvida em nossa cidade”, concluiu.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: