header top bar

section content

VÍDEO: Vereador de Sousa cobra divisão de água igualitária entre os eixos Leste e Norte: “É hora de brigar”

Ananias Vieira afirmou que é "mais do que justo" o protesto realizado por ribeirinhos, pescadores e agricultores na PB-400, reivindicando dos órgãos reguladores de água uma solução para o Açude Engenheiro Avidos

Por Luis Fernando Mifô

11/11/2025 às 16h31 • atualizado em 11/11/2025 às 16h36

O vereador Ananias Vieira (MDB), do município de Sousa, afirmou no programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, que é “mais do que justo” o protesto realizado por ribeirinhos, pescadores e agricultores na PB-400, no Sertão paraibano, na manhã desta terça-feira (11).

Os manifestantes bloqueram a rodovia reivindicando a presença de representantes dos órgãos reguladores de água para discutir a situação do Açude Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, que, segundo eles, vem perdendo volume de forma acelerada devido à vazão para outros reservatórios.

“É mais do que justo o que as pessoas estão fazendo na PB-400 no sentido de obrigar o Governo Federal… Nós não temos deputado federal em Sousa, nem em Cajazeiras, mas nós temos 12 no estado e nós temos três [da região de Cajazeiras]”, disse o vereador.

Ananias Vieira defende que a distribuição de água entre os eixos Leste e Norte (este atende a região de Cajazeiras e Sousa) da transposição seja igualitária. “Que divisão absurda é essa? Essa divisão deveria ser equênime. No mínimo, meio a meio”, afirma.

“A gente só consegue as coisas com luta. Eles vieram aqui, fizeram uma sessão em Cajazeiras e uma sessão em Sousa e não resolveram nada. Quando a transposição nasceu, quando o Eixo Norte estava quase terminando, foram acudir Campina Grande e Monteiro, e o Norte ficou quase para o final. Está na hora de brigar mesmo”, concluiu o vereador.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: