VÍDEO: Engenheiro diz que investir em imóveis na planta exige atenção, mas pode ser seguro e vantajoso
Fernando Figueiredo falou dos imprevistos que podem ocorrer e alertou quanto aos cuidados que os compradores devem ter. Segundo ele, “não há riscos quando é feito com pessoas responsáveis"
Em sua participação nesta terça-feira (17) na coluna Diário de Obras, do programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, o engenheiro civil Fernando Figueiredo esclareceu dúvidas e fez importantes alertas sobre os cuidados ao investir em terrenos em condomínios fechados e imóveis na planta. O tema ganhou destaque nas últimas semanas devido ao aumento de casos de golpes e estelionatos envolvendo empreendimentos imobiliários.
De acordo com o engenheiro, o modelo de incorporação imobiliária – em que o imóvel é vendido ainda na planta – tem se tornado cada vez mais comum, principalmente em cidades como João Pessoa, que vive um verdadeiro boom no setor da construção civil. Esse modelo, segundo ele, impulsiona o crescimento urbano, pois permite que as obras sejam financiadas com o capital dos próprios compradores.
“Incorporação é uma empresa de construção, uma construtora, que se torna uma incorporadora para fazer um edifício, e ela usa o dinheiro para construir essa incorporação do próprio comprador”, explicou.
LEIA TAMBÉM:
RISCOS – No entanto, Fernando Figueiredo alerta que, embora esse tipo de negócio possa oferecer vantagens como preço mais acessível e possibilidade de valorização futura, há riscos tanto para o comprador quanto para o investidor, especialmente pela ausência do imóvel pronto no momento da compra. “Você vislumbra a valorização, mas e se ela não acontecer? Esse é um risco real”, pontuou.
CUIDADOS NECESSÁRIOS – O engenheiro reforça que o principal cuidado é verificar a confiabilidade da incorporadora. Ele orienta os interessados a pesquisar o histórico da empresa, verificar se já entregou outras obras e se possui um bom padrão de qualidade. “Você está comprando um projeto que será executado. Então, precisa saber se essa incorporadora tem lastro, se já edificou outros empreendimentos, se cumpre o que promete.”
Além disso, Fernando destacou a importância de analisar o contrato, que geralmente inclui um cronograma físico-financeiro, e contar com a ajuda de profissionais, como engenheiros e advogados, para acompanhar o andamento da obra e garantir a segurança jurídica do investimento.
Apesar dos receios comuns, o engenheiro foi enfático ao dizer que, quando bem planejado e feito com empresas sérias, investir em imóveis na planta é seguro.
“Não há riscos quando é feito com pessoas responsáveis. São investimentos sólidos, há uma lei específica para a incorporação imobiliária e um padrão normativo a ser seguido”, completou.
A recomendação final de Fernando Figueiredo é clara: informação e acompanhamento profissional são fundamentais para transformar o sonho da casa própria em uma conquista segura e sem surpresas.
Fernando Figueiredo é engenheiro civil e professor universitário. Inscreva-se em seu canal do Youtube: Canal do Fernando Figueiredo ou acesse seu Instagram: @fernandofigueiredos.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário