VÍDEO: Médica alerta pessoas acima de 40 anos com casos de Glaucoma na família: “principal causa de cegueira”
A profissional da saúde disse que a doença realmente "assusta um pouco e gera medo nas pessoas, mas que tem controle quando o tratamento é feito de forma precoce"
A médica oftalmologista, Drª Sarah Mariz, participou do programa Cidade Notícia com o radialista Levi Dantas, na Rádio Líder, da cidade de Sousa, e falou sobre Glaucoma. A profissional confirmou que a doença “é a principal causa de cegueira irreversível do mundo”.
Drª Sarah explicou que a pressão alta do olho é o que gera a falta da visão. “É aquela cegueira que a gente não consegue infelizmente reverter nem com cirurgia, nem com tratamento, e isso acontece por causa da pressão intraocular que fica alta. A pressão dentro do olho ela fica alta, danificando o nervo do olho e assim gerando a perda visual”, detalhou.
A profissional da saúde disse que a doença realmente “assusta um pouco e gera medo nas pessoas, mas que tem controle quando o tratamento é feito de forma precoce”.
LEIA TAMBÉM:
CLASSE DE RISCO
Ela relatou que pessoas acima de 40 anos e com casos na família, principalmente se for parentesco de primeiro grau, precisam realizar consultas periódicas com o oftalmologista.
“Eu sempre costumo falar que é uma doença da idade, então, geralmente, pacientes acima de 40 anos eles vão ter o risco maior de ter a doença, pacientes que têm um histórico familiar também de Glaucoma, principalmente histórico familiar de primeiro grau, ou seja, pai, mãe, irmãos ou até mesmo filhos, então, pacientes que têm esses históricos familiares eles vão ter o risco maior de ter a doença, então, por isso que é importante passar por consulta oftalmológica de forma periódica”, relatou.
CIRURGIA
A médica destacou a importância dos tratamentos por meios cirgúricos e também medicamentosos, no entanto, ela afirma que a cirugia “não é para curar o Glaucoma, mas sim para ter controle da doença”.
“Cirurgia não é para cura, a cirurgia é para o controle da doença quando o paciente não consegue controlar a pressão do olho por meio de colírios, medicamento”, frisou.
A profissional explicou como são feitos os tratamentos a laser e disse que as cirurgias podem ser feitas na cidade de Sousa. Confira a entrevista completa no vídeo acima do texto.
Acesse aqui e conheça melhor a Drª Sarah Mariz.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário