header top bar

section content

VÍDEO: Deixando legado de honra, morre Peixe Moura ex-prefeito e sobrinho do fundador de Poço de José de Moura

Em entrevista ao programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão, o vereador Geraldo Wilson de Andrade, presidente da “Casa Legislativa Raimundo Dantas de Oliveira” destacou a trajetória do conterrâneo

Por José Dias Neto

25/06/2024 às 17h45 • atualizado em 25/06/2024 às 17h47

Faleceu neste domingo (23), noite de São João, às 18h30 em sua própria residência, o ex-prefeito de Poço de José de Moura, Manoel Alves Neto, mais conhecido como Peixe Moura, aos 86 anos, após complicações de saúde.

De acordo com a família, antes de falecer, Peixe Moura ficou mais de 20 dias internado em um hospital particular de Sousa.

Peixe Moura era tio do atual prefeito de Poço de José de Moura, Paulo Braz.

Nesta segunda-feira (24), o velório aconteceu na residência da família e às 15h foi celebrada uma missa de corpo presente da Igreja Matriz de São Geraldo Majella, de quem Peixe Moura era devoto fervoroso. Após a celebração religiosa, na sede da Câmara Municipal foi realizada uma sessão solene para destacar à sociedade o legado que Peixe Moura deixa para a cidade, localizada na região do Vale do Rio do Peixe, sertão paraibano.

Após as homenagens o corpo de Peixe Moura foi sepultado no jazigo da família Moura no Cemitério São Geraldo, em Poço de José de Moura.

Peixe Moura. Foto: Reprodução da internet

ENALTECER O LEGADO

Em entrevista ao programa Olho Vivo da TV e Rede Diário do Sertão, nesta terça-feira (25), o vereador Geraldo Wilson de Andrade, presidente da “Casa Legislativa Raimundo Dantas de Oliveira” destacou a trajetória do conterrâneo, principalmente sua dedicação à política.

”Era um agropecuarista de renome na região. Todos sabiam que fazer negócio com Peixe Moura era fazer negócio para receber. Essa era a vida dele. Ele cuidou muito bem da família. Do ponto de vista político, foi vereador de São João do Rio do Peixe e quando Poço de José de Moura, se tornou município foi candidato a vice, tendo êxito. Ele tem um legado político de transparência, sereno e que deu conta do recado nas duas vertentes, na vida pessoal e profissional, e também na vida pública dando exemplos dignificantes de um cidadão de bem”, afirmou.

AÇÃO COMO PREFEITO

Na opinião de Geraldo Wilson, um legado que Peixe Moura deixa como exemplo para os gestores é a realização de um concurso público quando esteve à frente da prefeitura de Poço de José de Moura, nos anos de 2009-2012.

”Deixa como legado o fato dele ter tido a coragem de fazer um concurso público quando esteve à frente da prefeitura. Ele deu oportunidade a mais de 200 vagas para servidores efetivos. Muita gente é servidor efetivo graças a essa iniciativa, gerando renda e dando garantia de um emprego segura a quem conseguiu lograr êxito nesse concurso que ele realizou em Poço de José de Moura”, destacou.

Poço de José de Moura. Foto: Divulgação

TRAJETÓRIA DE PEIXE MOURA

Manoel Alves Neto (Peixe Moura) foi vice-prefeito do prefeito Juarez Alves Tavares “in memoriam” no pleito de 1996 pelo PFL. Foi o primeiro vice-prefeito do Município de Poço de José de Moura. Peixe Moura foi eleito vereador no pleito de 1959 pelo Partido Social Progressista (PSP) em São João do Peixe-PB. Obteve 208 votos, 5 71% dos votos válidos.

Na eleição de 1968 também em São João do Peixe-PB foi eleito vereador pela ARENA. Obteve 214 votos, 5,12% dos votos válidos. No pleito de 1972 Peixe Moura foi eleito vereador em São João do Peixe-PB pela ARENA. Obteve 417 votos, 8,81% dos votos válidos. Na eleição de 2008 foi eleito para o cargo de prefeito municipal de Poço de José de Moura pela Coligação PP, PSDB, PR e DEM. Obteve 1.540 votos, 51,94% dos votos válidos. Teve como companheiro de chapa Walmy Quaresma.

O ex-prefeito Peixe Moura era sobrinho do curandeiro, rezador, benzedor, benfeitor e fundador da cidade de Poço José de Moura, da Igreja Matriz São Geraldo e criador do Reisado Zé de Moura, o místico José Alves de Moura (Zé de Moura).

Em 15 de julho de 1966, Zé de Moura faleceu, deixando uma grande lacuna na então Vila de Poço José de Moura, que mais tarde passou a condição de Distrito, graças a um Projeto de lei de autoria de Manoel Alves Neto (Peixe Moura).

Peixe Moura era tio do prefeito municipal de Poço de José de Moura, Paulo Braz de Moura, da ex-vereadora, ex-vice-prefeita e ex-prefeita do Município, a carismática líder política, Aurileide Egídio de Moura e da vereadora Veluma Hayalla Mariz Moura, pré-candidata a vice-prefeita da pré-candidata a prefeita de Poço de José de Moura, primeira-dama de Triunfo-PB, Laís Raquel.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: