VÍDEO: Cidade da Astronomia irá trazer desenvolvimento turístico para o Sertão, assegura secretário
Um decreto publicado pelo governador João Azevêdo nessa terça-feira (04), requer a desapropriação de terras em Carrapateira, no Alto Sertão do Estado, para a construção do complexo científico “Cidade da Astronomia”
O secretário de estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, Claudio Furtado, participou do programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão nesta quarta-feira (05), e falou sobre o decreto publicado pelo governador João Azevêdo (PSB), nessa terça-feira (04), que diz respeito a desapropriação de terras em Carrapateira, no Alto Sertão do Estado, para a construção do complexo científico “Cidade da Astronomia”, que será erguido com recursos do tesouro estadual.
O chefe de pasta destacou que nos próximos dias o governador fará um evento de lançamento já com a concepção arquitetônica, com todos os detalhes do projeto da Cidade da Astronomia, “que constará com o museu, com salas de reunião, com planetário, com áreas de observação. Um projeto belíssimo que será muito importante para fazer com que na redondeza do radiotelescópio bingo, a gente tenha um equipamento voltado para a ciência e tecnologia e para o letramento científico”, disse o secretário.
Claudio Furtado falou da importância da obra para o Sertão da Paraíba e destacou o quanto o empreendimento poderá trazer de desenvolvimento para a região.
LEIA TAMBÉM:
“Um projeto muito interessante que será complementado com outras ações do governo como a questão do Vale dos Dinossauros e o futuro museu da arqueologia da cidade de Cajazeiras, que também em breve será anunciado. [A obra irá trazer] desenvolvimento regional, ou seja, fazer com que no entorno de Carrapateira surja vários empreendimentos, fortaleça o turismo de evento e científico, e dali surja empreendimentos turísticos, empreendimentos como restaurantes, hotelaria, questão de agências de turismo que vai fazer com que Carrapateira e toda região possa desenvolver-se com a instalação desse equipamento”, enfatizou.
Ele falou que assim que o processo de licitação estiver pronto, o governador deve fazer o anúncio oficial do empreendimento.
O PROJETO E DESAPROPRIAÇÃO DE ÁREAS
O projeto faz parte de um conjunto de ações voltadas para pesquisas e turismo no Sertão. A proposta é apresentar ao cidadão paraibano, ao turista e aos pesquisadores um roteiro de potencialidades regionais, com as instalações do Radiotelescópio em Aguiar; Museu da Arqueologia, em Cajazeiras; e Vale dos Dinossauros, em Sousa.
Conforme decreto do governador, para edificação da Cidade da Astronomia, a Procuradoria-Geral do Estado fica autorizada a “promover a desapropriação do imóvel por meio amigável ou judicial”.
DIÁRIO DO SERTÃO
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário