header top bar

section content

VÍDEO: Agricultores queimam pneus em protesto pedindo o fechamento das comportas do Açude de Boqueirão

Conforme os irrigantes, a água que tem descido pelo Rio Piranhas tem adentrado nas propriedades e destruído plantações no perímetro irrigado das Várzeas de Sousa e do distrito de São Gonçalo. O protesto foi na BR 230 entre Sousa e Aparecida

Por Luiz Adriano

19/04/2024 às 18h07 • atualizado em 19/04/2024 às 18h50

Agricultores das Várzeas de Sousa e do distrito de São Gonçalo queimaram pneus e fecharam a BR-230 na tarde desta sexta-feira (19) entre as cidades de Sousa e Aparecida, no Sertão paraibano. Os manifestantes reivindicam o fechamento das comportas do Açude Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas) em Cajazeiras.

A súplica dos irrigantes tem haver com a quantidade grande de água que tem descido pelo Rio Piranhas e adentrado nas propriedades e destruído plantações.

Um dos manifestantes, o agricultor Francisco Dias, conversou com o Diário do Sertão e relatou que o movimento é pacífico e que durou cerca de três horas, mas ele garantiu que se caso as autoridades não tomarem uma providência, os protestos retornarão.

Ele explicou que o Engenheiro Ávidos está liberando através de suas comportas, cerca de 60m³ de água por segundo. O agricultor criticou a empresa que está executando a obra de modernização das comportas e falou sobre a obra atrasada. Vale ressaltar que o nome da empresa, alvo das reclamações, não foi citado pelo agricultor.

“Está com uma morosidade muito grande e por virtude das chuvas que chegaram o nível de água subiu muito e nós todos irrigantes do perímetro irrigado de São Gonçalo, do perímetro irrigado das Várzeas de Sousa, estamos completamente prejudicados porque estamos aqui submersos, famílias e mais famílias já evacuaram a área e nós estamos com todas as nossas culturas submersas há cinco dias aqui na eminência de perder tudo”, desabafou.

Foto: print de tela/vídeo/redes sociais

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: