header top bar

section content

VÍDEO: Reportagem da TV Diário do Sertão repercute e empresa inicia estrada em Cachoeira dos Índios

Com as fortes chuvas nos últimos dias, o nível do Rio de Baixa Grande aumentou e cobriu a estrada deixando o local intransitável. A TV Diário do Sertão foi até o município e fez uma reportagem especial mostrando a realidade das famílias ilhadas

Por Luiz Adriano

16/04/2024 às 19h47 • atualizado em 16/04/2024 às 19h53

Após repercussão da reportagem da TV Diário do Sertão, a empresa que realiza a construção do Ramal Apodi da Transposição do Rio São Francisco, iniciou na manhã desta terça-feira (16), a construção da nova estrada que vai ligar os sítios Angical, Tambor, Baixa Grande, São Joaquim e São José de Marimbas, à zona urbana de Cachoeira dos Índios.

O apresentador Aguinaldo Andrade, da TV Cachoeira, parceira da TV Diário do Sertão, que acompanhou desde o início as manifestações da população, registrou um vídeo e comemorou a ação da empresa em atender os pedidos das comunidades.

“A nossa manifestação, a nossa reivindicação, o nosso protesto foi atendido. Tá aqui a estrada que vai dar acesso ao distrito de Tambor, ao sítio Angical, a São Joaquim e ao distrito de Marimbas. As máquinas estão a todo vapor, trabalhando e a estrada está ficando pronta. Esse é um acesso que vai fazer com que a gente volte a se deslocar pelo principal local que a gente fazia sempre ao distrito de Tambor, ao sítio Angical, ao sítio São Joaquim e ao distrito de Marimbas, que ficou de forma isolada tendo apenas o acesso único até a sede do município”, destacou Aguinaldo.

Foto: TV Diário do Sertão

ENTENDA

Na manhã dessa segunda-feira (15), moradores de pelo menos quatro comunidades rurais de Cachoeira dos Índios, no sertão do estado, interditaram e queimaram pneus em protesto pela falta de acesso à zona urbana da cidade. Segundo os manifestantes, após as fortes chuvas e com o aumento do nível do Rio de Baixa Grande a estrada vicinal ficou coberta pelas águas impossibilitando o trânsito pelo local.

Em Cachoeira dos Índios está sendo construído a Barragem Tambor, que será abastecida pelo ramal do Apodi da Transposição do Rio São Francisco. Os moradores prejudicados residem nas comunidades Baixa Grande, Angical, Tambor, São Joaquim e São José de Marimbas. Segundo os manifestantes, desde o início das obras que a comunidade pleiteia que a empresa que executa os trabalhos pudesse fazer uma estrada alternativa ligando os sítios à zona urbana, pois no período de chuvas, o rio aumenta o nível e impossibilita o trânsito.

A antiga estrada fica distante cerca de 5km do município e pelo fechamento pelas águas todos estão prejudicados, como, por exemplo, o impedimento dos professores de se locomoverem até os sítios. Há cerca de uma semana não está havendo aula para os estudantes da zona rural.

A TV Diário do Sertão foi até o município e fez uma reportagem especial mostrando a realidade das famílias ilhadas.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: