header top bar

section content

VÍDEO: Em ação social, Ópticas Morais doa óculos de grau para apenadas na Cadeia Feminina de Cajazeiras

Os profissionais envolvidos proporcionaram diversas atividades, entre elas, uma roda de conversa com as mais de vinte mulheres que estão privadas de liberdade, mas que tiveram um olhar atencioso de toda a equipe das Ópticas Morais

Por Diário do Sertão

16/03/2024 às 19h19 • atualizado em 16/03/2024 às 23h17

Momentos marcantes e emocionantes foram vivenciados neste sábado (16), na Cadeia Pública Feminina de Cajazeiras, com todas as reeducandas, em uma grande ação do projeto Morais Social, de iniciativa da Ópticas Morais. A equipe multidisciplinar envolvia assistente social, acadêmicos de Medicina e Enfermagem, optometristas, advogada, e o principal, pessoas atentas às necessidades de cada apenada.

Os profissionais envolvidos proporcionaram diversas atividades, entre elas, uma roda de conversa com as mais de vinte mulheres que estão privadas de liberdade, mas que tiveram um olhar atencioso de toda a equipe das Ópticas Morais. Após o diálogo, os optometristas realizaram os exames e cada reeducanda que recebeu indicação de uso de óculos, recebeu a doação dos óculos de grau completo na Ópticas Morais.

O CEO das Ópticas Morais, Luiz Cândido destaca o compromisso social como fator determinante para a mudança na sociedade.


“Esta ação ela vem de um convite do Conselho de Optometria que nos convidou para fazer essa doação […]. Nós fazemos um trabalho completo, não e só doar o óculos […]. Como são quase 30 mulheres aqui dentro, nós queremos contribuir mais, então por isso que esse projeto ele tem esta responsabilidade de fazer com que nós devolvemos para a sociedade com uma contribuição bacana. São todos os meses, independente da temática, nós estamos realizando ações nos CRAS, realizando ações nas ONGs, nas escolas, nos bairros e agora estamos pela primeira vez dentro de uma penitenciária”, destacou Luiz Cândido.


Luiz Cândido – CEO das Ópticas Morais – Foto: Diário do Sertão

A ação social contou com a parceira da Confederação Brasileira de Optometria e de Ópticas, Sindicato dos Ópticos e Optometristas da Paraíba, além da OAB subseção Cajazeiras. A optometrista Gilderlane Mariano enfatiza a importância da ação, principalmente a doação do óculos de grau completo para as mulheres.


“Nós como profissional da Optometria, estamos em pleno Março Verde que é comemorado o mês de conscientização da saúde visual e também no mês das mulheres, não poderia deixar de vir fazer uma ação a mulheres que tanto precisam. Ao trazer saúde visual, contar com o nosso grande parceiro Luiz, das Ópticas Morais que sempre participa de ações sociais e não poderia estar de fora dessa do dia de hoje. Está aqui justamente para ajudar colaborar e doar todos os óculos para todas as detentas que precisar”, ressaltou a profissional.


A Ópticas Morais realiza mensalmente ações sociais para famílias na Paraíba e no Ceará. A assistente social, Simone Figueiredo, reforça a transformação social que o projeto Morais Social desencadeia em cada situação alcançada.


“O ano de 2023 nós impactamos em torno de mil pessoas que fazem parte do perfil de vulnerabilidade social. Tanto a gente fez doações durante o ano, como também levamos para aquelas pessoas de menor renda a oportunidade, o acesso à saúde visual através de uma consulta grátis e o preço bem acessível para usar o óculos”, enfatizou.


Participaram da roda de conversa: Luiz Cândido – CEO das Ópticas Morais; Simone Figueiredo – assistente social; Vinicius Figueiredo – acadêmico de Medicina; Cristiano Almeida – optometrista; Gilderlane Mariano – optometrista; Giliane Mariano – optometrista; Rafael Tavares – optometrista; Mayara Abreu – advogada; Aline Nunes – acadêmica de Enfermagem; e Paloma Correia – diretora do presídio.


MAIS FOTOS:

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: