header top bar

section content

VÍDEO: Idosa de 91 anos passa mal e filha não consegue atendimento domiciliar urgente em Mãe D’água

A moradora se revolta com uma médica que não realizou atendimento domicialiar imediato à sua mãe, uma idosa de 91 anos que estava passando mal em casa

Por Luis Fernando Mifô

05/01/2024 às 16h05 • atualizado em 06/01/2024 às 10h50

Uma moradora de Mãe D’água, cidade localizada no Sertão da Paraíba, postou nas redes sociais um vídeo demonstrando revolta com uma médica que não realizou atendimento domiciliar à sua mãe, uma idosa de 91 anos que estava passando mal em casa.

Dona Maria Lindalva está acamada há mais de 3 anos, com a saúde extremamente frágil. Nessa quinta-feira (4), ela apresentou uma queda brusca de pressão e passou mal. Sua filha, Maria Dantas, disse que foi até um posto médico que fica próximo à sua casa, mas a médica de plantão teria alegado que só iria fazer atendimento em domicílio após concluir a demanda de atendimentos no posto.

Em nota divulgada nas redes sociais, a Secretaria Municipal de Saúde nega ter havido negligência com o caso, mas confirma o que Maria Dantas reclama no vídeo, ou seja, que os profissionais do posto só iriam até a casa da idosa quando terminassem a demanda interna de atendimentos (leia a nota completa abaixo).

Indignada com a postura da médica, Maria Dantas gravou um vídeo mostrando a situação da mãe para provar que era caso urgente. Enquanto isso, ela aguardava a chegada de uma ambulância do SAMU para levar a idosa ao Hospital Regional da cidade de Patos, que fica a cerca de 37 km.

No vídeo, a filha culpa a gestão pública municipal pelos problemas na rede de saúde e afirma que existe perseguição a quem ousa denunciar ou reclamar. “Todo mundo passa por isso e fica calado, com medo de abrir a boca, com medo de falar, com medo de ser perseguido. Eu não tenho medo de perseguição, porque eu não tenho rabo preso, não”, diz ela.

Segundo Maria Dantas, as ambulâncias do município ficaram sucateadas, foram leiloadas e apenas uma estaria dando assistência à população, mas ela estava em João Pessoa no momento em que sua mãe passou mal. “Eu não estou querendo aparecer, só estou querendo mostrar como é que funcionam as coisas aqui em Mãe D’água. Não dá para ficar calada diante dessa situação. É daí a pior a situação”, falou a filha. “Mãe D’água está um caos, está entregue às baratas”, acrescentou.

Após o desabafo da filha, a idosa foi levada ao Hospital Regional de Patos pelo SAMU e ficou internada no eixo vermelho, em observação, sem autorização de visita dos familiares.

Idosa de 91 anos passou mal em casa e só poderia ser atendida em domicílio (Fotos: Reprodução)

Nota de esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde, diante dos fatos apurados juntamente com a Equipe de Estratégia de Saúde da Família no fato ocorrido hoje, na UBS Maria Neuma, no município de Mãe d’Água, vem por meio desta nota esclarecer que em momento algum houve negligência de atendimento diante das acusações expostas a qualquer usuário que manifestou interesse no serviço.

Todos que compõem a equipe sempre estiveram e estão de prontidão para atender todas as demandas levantadas, bem como para prestar assistência integral à todos os usuários, tendo em vista que a saúde é um direito de todos e dever do Estado. Todos os colaboradores bem como a gestão municipal sempre buscam a qualidade e integralidade da assistência tendo como objetivo principal a saúde e bem-estar do usuário.

A demanda levada a conhecimento do público, através de vídeo exposto nas mídias digitais, foi atendida pela recepcionista, que acionou a equipe. No momento, os profissionais estavam em atendimento, mas garantiram que ao fim desses, realizariam a visita solicitada.

Antes do fim desses atendimentos, a acompanhante retornou avisando que levaria a paciente para Patos, e, conforme está citado pela própria acompanhante em sua postagem, em nenhum momento houve negativa ou indisponibilidade por parte da equipe, todas as demandas seriam sanadas conforme o fluxo de atendimento.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: